Black Friday: pela 1ª vez, brasileiro deverá comprar tanto em lojas físicas quanto na internet


Publicado em 28 de Outubro de 2019.

Dois em cada três brasileiros buscam online antes de comprar na loja física

Mais tradicional no Brasil pelas promoções na internet, a data foi aos poucos ganhando uma maior adesão do comércio de rua e shoppings e, em 2019, pela primeira vez, o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.

De acordo com o levantamento, a intenção de compra somente na internet durante a Black Friday caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019, enquanto que a parcela de compradores que pretende comprar apenas em lojas físicas passou de 41% para 37%. Porém, ainda segundo a pesquisa, essa tendência será impulsionada sobretudo pelo consumidor multicanal. O número de entrevistados que disseram que planejam comprar em ambos os canais saltou para 25%, contra 7% no ano passado. A data de descontos foi criada nos Estados Unidos e “importada” por diversos países pelo mundo. A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Em 2019, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro.

No Brasil, o evento existe desde 2010 e nasceu com foco na internet. A temporada da Black Friday é tratada pelo varejo como o principal evento do ano no e-commerce e tem impulsionado as vendas do comércio em geral nos meses de novembro.

A pesquisa do Google mostra também que 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não dura só entre a noite de quinta-feira e a sexta-feira da última semana de novembro.

A pesquisa mostra também que dois em cada três brasileiros afirmam fazer uma busca online antes de comprar na loja física. Só 27% dos compradores decidiram onde comprar na hora, enquanto 74% tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes.

Comprar pela internet e retirar na loja

De acordo com a pesquisa, 39% dos brasileiros consideram que a opção “retirar na loja” como muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday e 24% esperam usar essa forma de entrega para as compras feitas pela internet.

Além de economizar ao não ter que pagar pelo frete, tem a questão do imediatismo. É mais interessante para o consumidor ter o produto o quanto antes. “Os varejistas sabem disso e estão acelerando muito o processo de expansão dessa opção para todas as lojas”, afirma Gustavo Pacheco, head de novos negócios para o Varejo do Google Brasil.

Principais categorias

Entre os produtos com maior intenção de compra entre os que pretendem participar da Black Friday, destaque para:

celulares (48%)

computadores (38%)

eletrodomésticos (36%)

roupas (34%)

calçados esportivos (32%) e

perfumes (33%).

Ainda segundo o Google, a intenção de compra aumentou para todos as categorias neste ano, incluindo produtos com menor penetração no comércio eletrônico como alimentos e bebidas, móveis, veículos e cursos.

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 1.500 pessoas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de julho, além de pesquisa online por meio da ferramenta Google Survey com 1.000 pessoas de todo o Brasil entre os dias 15 e 20 de agosto.

Black Fraude

Apesar do crescimento das vendas da Black Friday no Brasil, as queixas dos consumidores continuam. Entre os problemas recorrentes está a maquiagem de preços, que levou o evento a ganhar o apelido nada elogioso de “Black Fraude”.

No ano passado, o site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações ao longo do período de ofertas. Propaganda enganosa e maquiagem de preço permaneceram lideraram entre os principais motivos de queixas (14,2%). Na sequência, ficaram empatadas divergência de valores e problemas na finalização da compra, com 7,6%, seguidas pelo atraso na entrega aparece com 3,9% das queixas.

Prepare-se para a Black Friday

O comércio deve estar atento a esse movimento. Preparar a loja e a equipe é fundamental para receber grande volume de clientes nesse período do ano.

É preciso ter claro as inúmeras ferramentas que ajudam na atração e retenção dos clientes tais como:

  • Capacitação do vendedor
  • Campanhas bem estruturadas, com ampla divulgação
  • Habilidades para vendas
  • Conhecer o perfil e comportamento do cliente
  • Saber quais os canais de comunicação da empresa
  • Poder de argumentação do vendedor

Para ajudar o comerciante nessa jornada do conhecimento e prepará-lo para encarar as vendas de final de ano, a CDL Divinópolis estará promovendo a palestra: Aumente Suas Vendas Com Black Friday e Natal, no dia 7 de novembro, às 18h30, no auditório da Faculdade Pitágoras, com o palestrante Ricardo Gandra.

Ricardo Gandra roda o Brasil com suas palestra sobre Comunicação e Vendas e carrega uma vasta experiência no mercado, onde atua há mais de 15 anos com comunicação. Sua palestra foge do convencional, daquelas palestras chatas, com técnicas antigas e ultrapassadas. Com Gandra o conteúdo é passado de maneira divertida. É garantia de muitas risadas e conhecimento atualizado.

Para reservar a vaga para a palestra basta acessar aqui cdldivinopolis.com.br ou pelo telefone (37) 3229-7200.

 

 

Fonte: Google e G1

 

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