Publicado em 28 de Outubro de 2019.
Dois em cada três brasileiros buscam online antes de comprar na loja física
Mais tradicional no Brasil pelas promoções na internet, a data foi aos poucos ganhando uma maior adesão do comércio de rua e shoppings e, em 2019, pela primeira vez, o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.
De acordo com o levantamento, a intenção de compra somente na internet durante a Black Friday caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019, enquanto que a parcela de compradores que pretende comprar apenas em lojas físicas passou de 41% para 37%. Porém, ainda segundo a pesquisa, essa tendência será impulsionada sobretudo pelo consumidor multicanal. O número de entrevistados que disseram que planejam comprar em ambos os canais saltou para 25%, contra 7% no ano passado. A data de descontos foi criada nos Estados Unidos e “importada” por diversos países pelo mundo. A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Em 2019, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro.
No Brasil, o evento existe desde 2010 e nasceu com foco na internet. A temporada da Black Friday é tratada pelo varejo como o principal evento do ano no e-commerce e tem impulsionado as vendas do comércio em geral nos meses de novembro.
A pesquisa do Google mostra também que 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não dura só entre a noite de quinta-feira e a sexta-feira da última semana de novembro.
A pesquisa mostra também que dois em cada três brasileiros afirmam fazer uma busca online antes de comprar na loja física. Só 27% dos compradores decidiram onde comprar na hora, enquanto 74% tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes.
Comprar pela internet e retirar na loja
De acordo com a pesquisa, 39% dos brasileiros consideram que a opção “retirar na loja” como muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday e 24% esperam usar essa forma de entrega para as compras feitas pela internet.
Além de economizar ao não ter que pagar pelo frete, tem a questão do imediatismo. É mais interessante para o consumidor ter o produto o quanto antes. “Os varejistas sabem disso e estão acelerando muito o processo de expansão dessa opção para todas as lojas”, afirma Gustavo Pacheco, head de novos negócios para o Varejo do Google Brasil.
Principais categorias
Entre os produtos com maior intenção de compra entre os que pretendem participar da Black Friday, destaque para:
celulares (48%)
computadores (38%)
eletrodomésticos (36%)
roupas (34%)
calçados esportivos (32%) e
perfumes (33%).
Ainda segundo o Google, a intenção de compra aumentou para todos as categorias neste ano, incluindo produtos com menor penetração no comércio eletrônico como alimentos e bebidas, móveis, veículos e cursos.
A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 1.500 pessoas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de julho, além de pesquisa online por meio da ferramenta Google Survey com 1.000 pessoas de todo o Brasil entre os dias 15 e 20 de agosto.
Black Fraude
Apesar do crescimento das vendas da Black Friday no Brasil, as queixas dos consumidores continuam. Entre os problemas recorrentes está a maquiagem de preços, que levou o evento a ganhar o apelido nada elogioso de “Black Fraude”.
No ano passado, o site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações ao longo do período de ofertas. Propaganda enganosa e maquiagem de preço permaneceram lideraram entre os principais motivos de queixas (14,2%). Na sequência, ficaram empatadas divergência de valores e problemas na finalização da compra, com 7,6%, seguidas pelo atraso na entrega aparece com 3,9% das queixas.
Prepare-se para a Black Friday
O comércio deve estar atento a esse movimento. Preparar a loja e a equipe é fundamental para receber grande volume de clientes nesse período do ano.
É preciso ter claro as inúmeras ferramentas que ajudam na atração e retenção dos clientes tais como:
Para ajudar o comerciante nessa jornada do conhecimento e prepará-lo para encarar as vendas de final de ano, a CDL Divinópolis estará promovendo a palestra: Aumente Suas Vendas Com Black Friday e Natal, no dia 7 de novembro, às 18h30, no auditório da Faculdade Pitágoras, com o palestrante Ricardo Gandra.
Ricardo Gandra roda o Brasil com suas palestra sobre Comunicação e Vendas e carrega uma vasta experiência no mercado, onde atua há mais de 15 anos com comunicação. Sua palestra foge do convencional, daquelas palestras chatas, com técnicas antigas e ultrapassadas. Com Gandra o conteúdo é passado de maneira divertida. É garantia de muitas risadas e conhecimento atualizado.
Para reservar a vaga para a palestra basta acessar aqui cdldivinopolis.com.br ou pelo telefone (37) 3229-7200.
Fonte: Google e G1
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