Campanha Comércio Seguro é destaque no Estado

Publicado em 11 de Agosto de 2020.

Com participação de entidades de outros estados, segundo Câmara de Ideias compartilha soluções para o varejo

A Campanha Comércio Seguro, da CDL Divinópolis, é destaque em evento online promovido pela FCDL-MG, o Câmara de Ideias, que reúne CDLs de todo estado para compartilhar iniciativas positivas adotadas em tempos de fechamento, reabertura e recuo das atividades dos comércios locais.

A CDL Divinópolis foi a primeira do Estado a promover essa ação de orientar e incentivar o comércio na adoção das medidas sanitárias de prevenção a Covid-19, certificando os estabelecimentos com o selo Comércio Seguro.

A inspiração para o Selo veio da FCDL do Rio Grande do Norte. A CDL trouxe para a realidade local e o comércio da cidade abraçou a campanha, inspirando outras CDLs a adotarem a ação.

Isso mostra a importância da união, principalmente nesse momento de crise. Fazer parte de uma entidade representativa, pertencente a um sistema com força nacional, que trabalha sistematicamente para o fortalecimento do varejo, faz toda diferença.

Câmara de Ideias da FCDL Minas

Com 57 participantes, o evento foi mediado pela coordenadora de comunicação da FCDL-MG, Ana Paula Rodrigues, que exaltou a importância de reunir as entidades para o aprendizado.

“Este período está exigindo de todos novas estratégias e criatividade para manter a entidade ativa e os associados amparados. Nossa Câmara de Ideias foi criada para propagar ações que estão dando certo, além de ser um espaço para inspirar as entidades neste momento de tantas incertezas. Um encontro com objetividade, leveza e praticidade para falar do que vale a pena. Chega de reclamações. Vamos falar de soluções!”, destacou Ana.

Comércio Seguro – CDL Divinópolis

Criada pela Federação das CDLs do Rio Grande do Norte, a campanha Comércio Seguro foi apresentada no último encontro de comunicadores do Sistema CNDL, quando a CDL Divinópolis tomou conhecimento da ação e resolveu colocá-la em prática na entidade.

A coordenadora de comunicação da CDL Divinópolis, Daniela Oliveira foi a responsável por apresentar o case e os resultados conquistados pela entidade com a aplicação da campanha em Minas Gerais. A ação consiste na criação e distribuição de uma cartilha com os protocolos sanitários recomendados pela regra vigente na cidade. Após orientação da CDL, é feita uma auditoria nas empresas participantes e as que se adequarem as normas recebem o selo “Comércio Seguro” da CDL.

"O decreto municipal de Divinópolis quanto a abertura do comércio, prevê que as entidades de classe são as responsáveis por orientar e fiscalizar os estabelecimentos quanto as normas sanitárias de funcionamento. Então entramos em contato com a FCDL-RN, analisamos o material para ver como aplicaríamos aqui. Nossa meta inicial era certificar 200 lojas. Em duas semanas foram mais de 150 selos entregues”, ressaltou Daniela.

A idealizadora do projeto no Rio Grande do Norte, a assessora de comunicação e consultora da FCDL RN e CDL Natal, Luciana Tito, celebrou o alcance do projeto.

“Tem sido muito positivo. É muito gratificante ver o projeto dar certo. Aqui na CDL Natal, por exemplo, conseguimos aumentar até o número de associados. Então estamos muito felizes com o resultado. O comércio saiu de vilão, para educadores da população. Somos agora protagonistas de uma boa notícia”, avaliou Luciana.

Confira outros cases apresentados

• Curso gratuito de formação de agentes voluntários sanitaristas, da CDL de Salinas.
  • Ipatinga Shop, um marketplace da CDL Ipatinga
  • Vitrine Empresarial, da FCDL de Minas Gerais, um sistema da EMC Sistemas, que possibilita a criação de um shopping virtual gerenciado pelas CDLs
  • Campanha de Prêmios 2020, da CDL Concórdia-SC