Campanha de conscientização sobre a alta carga tributária movimenta o comércio de Divinópolis

Publicado em 29 de Maio de 2023.

CDL Divinópolis mobiliza comerciantes e consumidores no Dia Livre de Impostos

A CDL Divinópolis movimentou o comércio da cidade no último dia 25 de maio, com a campanha de conscientização DLI – Dia Livre de Impostos, maior mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil, uma iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e das Câmara de Dirigentes Lojistas, em protesto pela necessidade da Reforma Tributária e da melhoria do ambiente de negócios do país.

Em Divinópolis, a ação teve início no Posto Soberano, localizado na Rua Goiás, 2400 – Bairro Ipiranga, com comercialização de 1.000 litros de gasolina comum sem a incidência de impostos, limitados a 48 motos (5,3 litros para cada) – R$ 20,00 – e 70 carros (10,61 litros para cada) – R$ 40,00. O objetivo foi contemplar o maior número possível de consumidores.

O valor de R$ 3,77 por litro representa o preço da gasolina comum sem a incidência de três impostos (CIDE, ICMS e PIS/COFINS), que representam cerca de 24% do preço final do produto, ou seja do preço do produto na bomba.

O Impostossauro

Além da ação no posto Soberano. A CDL mobilizou lojistas a participar do Dia Livre de Impostos e levou o impostossauro para as principais ruas do comércio de Divinópolis.

O Impostossauro é o personagem utilizado na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de compra do consumidor e sobre o crescimento econômico do país. Ultrapassado e agressivo, ele é capaz de devorar nosso dinheiro em uma só mordida. Ele é o vilão na nossa história.

O DLI e a reforma tributária

O DLI está em sua 17ª edição e acontece anualmente com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público quanto a alta carga tributária impacta negativamente as vendas e o consumo no país.

Neste dia, lojistas comercializaram produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes, para mostrar ao consumidor como os tributos coroem o seu poder de compra, é também uma forma de cobrar das autoridades competentes a reforma tributária no país.

“A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico. O DLI cresce a cada ano e é a forma que podemos manifestar nossa indignação quanto a alta carga tributária no país e o baixo retorno para a população”, reforça a Monica.

Alguns dos dados

• Em 2021 estima-se que o contribuinte brasileiro trabalhou 149 dias exclusivamente para pagar impostos.
  • Desde o 1º dia de 2023 até o mês de maio, mais de R$ 1 trilhão em tributos já foram arrecadados pelos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
  • O Brasil ocupa a 30ª posição no ranking de retorno dos tributos em relação à qualidade de vida da população. Ou seja, o valor arrecadado é para investimento nos serviços públicos essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e segurança, o que no Brasil tem impacto satisfatório.