CDL busca informações sobre o transporte coletivo durante a pandemia


Publicado em 19 de Junho de 2020.

Entidade tem recebido questionamento de lojistas quanto a lotação dos ônibus em horário de pico

O presidente da CDL Divinópolis, Luiz Angelo e a 2ª vice-presidente, Alexandra Galvão, estiveram nessa quinta-feira, 18 de junho, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, para buscar informações sobre o transporte público coletivo nesse período de contenção da Covid-19.

Os representantes da CDL foram recebidos pelo Secretário Marcelo Auguto e pelo Gerente Jáder. A entidade levou à Settrans o pedido para avaliar a possibilidade de aumento no número de ônibus em especial nos horários e itinerários com maior fluxo usuários, para evitar super lotação no transporte coletivo, colocando em risco a população que utiliza do serviço.

Segundo a Settrans, o sistema de transporte hoje, está com uma quantidade de passageiros por viagem menor do que anterior a pandemia. Em relatório apresentado pela Secretaria, nos meses de janeiro e março a média era de 83 mil passageiro por dia, sendo 15% desde representado por estudantes. Nesse período, anterior a pandemia, registrava-se em média 37 passageiros por viagem e estavam em circulação 129 carros.

Com as medidas de isolamento social para contenção da Covid-19, o número de usários do transporte coletivo caiu pela metade, de acordo com a Settrans. Em abril, circulou 27 passageiros por viagem, totalizando cerca de 27 mil usuários por dia. Em maio 40 mil/dia. Hoje, está em circulação 79 carros, com uma média de 32 passageiros por viagem. 

O secretário Marcelo informou que a Secretaria está trabalhando para adequar o serviço de acordo com a necessidade dos munícipes, dentro do limite que a Prefeitura pode exigir do Consórcio Transoste, pois deve ser resguardada a sustentabilidade do serviço, para evitar aumento na tarifa do transporte ou que o serviço se torne inviável para a concessionária.

Marcelo Augusto se colocou à disposição para que a CDL pontue à Secretaria todas as linhas que estiveram registrando demora entre uma viagem e outra, ou circulando acima da lotação permitida.

Portanto, caso o lojista observe alguma irregularidade ou tenha recebido algum relado de seus colaboradores, usuários do transporte coletivo, poderá encaminhar à CDL através dos canais de comunicação ou fazer sua denúncia direto à Settrans pelo WhatsApp (37) 3222-1102, para que seja realizado os devidos ajustes, quanto aos horários dos itinerários e fluxo de usuários.

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