Publicado em 3 de Fevereiro de 2025.
Entidade participa de reunião com a Prefeitura para discutir medidas emergenciais e a necessidade de obras na região
As fortes chuvas que atingiram Divinópolis em 14 de janeiro de 2025 causaram prejuízos significativos a comerciantes e moradores em diversos pontos da cidade, especialmente na Rua Ibituruna, no bairro Ipiranga. A enxurrada arrastou veículos e inundou estabelecimentos comerciais, resultando em consideráveis perdas de materiais.
A presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões, visitou os comércios da Rua Ibituruna, incluindo a academia Tudibom, associada à entidade. Na ocasião, conversou com a empresária Fabiane Martins, proprietária do estabelecimento, que manifestou preocupação com a previsão de chuvas intensas até março. Fabiane destacou que os alagamentos na região atingiram cerca de dois metros de altura.
Na última sexta-feira, o diretor da CDL Divinópolis, Gustavo Consoli, e a assessora de comunicação institucional da entidade, Alinne Andrade, acompanharam Fabiane em uma reunião na prefeitura. O encontro foi intermediado pelo vereador Wesley Jargas e contou com a presença do assessor especial do prefeito, Fernando Henrique Costa de Oliveira, e do representante da Diretoria de Articulação Política e Emendas Impositivas, Felipe Soalheiros.
Durante a reunião, foram discutidas medidas orientativas e preventivas para minimizar as constantes inundações na Rua Ibituruna. Fabiane solicita a instalação de placas alertando sobre o risco de alagamento durante o período chuvoso, um exemplo do que já existem em outras áreas da cidade. “Somente as placas de 'proibido estacionar' não resolvem. As pessoas continuam estacionando, mesmo que por pouco tempo. No entanto, durante a chuva, a água sobe rapidamente e muitos se arriscam para tentar salvar seus veículos. Acredito que placas alertando sobre o alagamento reforçarão a segurança da população”, avaliou Fabiane.
Fernando informou que as placas seriam instaladas nos próximos dias como medida paliativa, até o início das obras, que já estão em processo de licitação e deverão começar no período de estiagem. E nesta segunda-feira (03/02), como anunciado, as placas foram afixadas na Rua Ibituruna e adjacentes.
Outro ponto abordado foi a necessidade de treinamento para moradores e comerciantes, preparando-os para situações de risco. As obras de infraestrutura na área estão previstas para começar após o período chuvoso. Tanto Fabiane quanto a CDL solicitaram acesso ao cronograma e aos estudos relacionados para execução.
A CDL Divinópolis além de atuar como interação entre o poder público e seus associados, facilita também o acesso ao crédito emergencial oferecido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para empresários afetados pelas chuvas.
A presidente da CDL, Mônica Simões, ressaltou a importância desse suporte financeiro para a recuperação dos negócios locais. “Sabemos que muitos empresários enfrentaram desafios significativos por conta das chuvas e, por isso, essa linha de crédito é fundamental para garantir a recuperação financeira e a continuidade dos negócios na cidade. A CDL está preparada para oferecer suporte e orientação a quem precisa".
Leia também: Crédito emergencial do BDMG está disponível para empresários de Divinópolis
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.