CDL Divinópolis e CEFET fazem parceria para desenvolvimento de e-commerce regional

Publicado em 27 de Maio de 2021.

Projeto contribui com o crescimento dos estudantes e cria novas oportunidades para o comércio local

O CEFET, em parceria com a CDL Divinópolis, está desenvolvendo e-commerce regional com o objetivo de oferecer às empresas participantes capacitação em Marketing Digital e uma plataforma para comércio online que atenderá o mercado regional.

Coordenado pelo professor Eduardo Habib Bechelane Maia, o projeto conta inicialmente com 12 empresas associadas da CDL Divinópolis interessadas em integrar seu negócio físico ao e-commerce.

O projeto piloto será desenvolvido por alunos dos cursos técnicos e ensino superior do Cefet Divinópolis e não terá custo para os participantes.

Para o Presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, é uma grande oportunidade para os micro e pequenos empresários da cidade e região.

“O projeto do CEFET é uma oportunidade para as empresas de Divinópolis se inserirem no comércio virtual, com apoio técnico e especializado. O projeto abre caminho para ampliar as vendas, ao oferecer mais um canal de divulgação de produtos, possibilitando aumento no faturamento. A CDL está junto com o CEFET nesse projeto que também contribuirá para o desenvolvimento do ensino, trazendo os alunos a se inteirar dos problemas locais e incentivando-os no desenvolvimento de soluções que impactam positivamente a nossa cidade”, avalia Heider.

A plataforma será acessada por computadores e dispositivos móveis e permitirá que os empreendedores realizem vendas por um aplicativo voltado ao mercado consumidor da região, almejando o aumento do faturamento das micro e pequenas empresas e consequentemente, o auxílio ao crescimento da economia local.

A execução do projeto propiciará maior integração dos alunos de cursos técnicos e ensino superior do CEFET-MG com um problema real da região, melhorar a relação do micro e pequeno empreendedor com o e-commerce, maior exposição e visibilidade das pequenas empresas da região e o redirecionamento de parte do consumo de e-commerce realizado por moradores da região em grandes empresas nacionais para empresas locais, dentre outros benefícios.

Estima-se que muitos dos consumidores migraram para o comércio online durante a pandemia e devem continuar realizando compras online no pós-pandemia.

Em 2020, mais de 7 milhões de pessoas realizaram compras pela internet pela primeira vez. Isso, somado ao fato de que mesmo aqueles que já estavam acostumados a comprar online tiveram que intensificar esse hábito, fez com que e-commerce crescesse 75% no ano de 2020. Esse crescimento do e-commerce foi registrado pela Mastercard SpendingPulse3 que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento.

“O projeto Mercado Local deve contribuir para que os pequenos empreendedores de Divinópolis se adequem a uma nova realidade do comércio. A construção e o treinamento dos empreendedores em uma plataforma de fácil acesso e voltada ao mercado local pode ser o pontapé inicial para a inserção dessas empresas no e-commerce para, futuramente, se lançarem no mercado nacional”, argumenta Eduardo Habib, que é coordenador do projeto.

O Mercado Local, após essa primeira etapa de desenvolvimento e implantação, poderá ser ampliado a todos os associados da CDL Divinópolis, interessados em ingressarem no mercado digital.

O projeto será desenvolvido por seis estudantes bolsistas que serão selecionados dentre o corpo discente do CEFET-MG. Cinco serão provenientes de cursos superiores da instituição e um de curso técnico.  O projeto contribuirá para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento de empresas locais. Além do professor que coordena o projeto, mais quatro professores atuarão de forma voluntária auxiliando no treinamento das empresas em marketing digital, Prof. Edilson Hélio Santana e no desenvolvimento da plataforma, Alisson Marques da Silva, Michel Pires da Silva e Raulivan Rodrigo da Silva.