CDL Divinópolis integra Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Publicado em 22 de Dezembro de 2020.

Com um viés focado no desenvolvimento e infraestrutura, o COMDES será divididos em 3 bancadas: Bancada do Poder Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Divinópolis (COMDES) tomou posse na manhã desta terça-feira (22) e realizou a primeira reunião de trabalho na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. Estiveram presentes na reunião alguns membros e suplentes, representando os demais conselheiros, que, em função das medidas de distanciamento social, acompanharam e foram empossados via web.

Como prevê a lei já aprovada, o Presidente do Conselho deverá ser o Secretário de Desenvolvimento do Município, cargo que atualmente é ocupado pelo Rafael Nogueira. O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, foi eleito vice-presidente do COMDES, com votação unânime.

Presidindo a primeira reunião, Rafael Nogueira esclareceu dúvidas sobre o estatuto e destacou a importância do COMDES como ferramenta de assessoramento ao Prefeito na busca por oportunidades de desenvolvimento. “O Conselho conta com representantes de vários setores da sociedade e essa representação ampla é importante para ouvir várias opiniões e traçar um bom caminho de crescimento para a cidade”, afirmou o Secretário.

Com um viés focado no desenvolvimento e infraestrutura, o COMDES será divididos em 3 bancadas, com 7 representantes cada: Bancada do Poder Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil, com membros indicados pelo Prefeito, Legislativo Municipal, entidades de classe, universidades, empresários, trabalhadores, associações, dentre outras. A CDL Divinópolis integra o Conselho, sendo o presidente da entidade, Luiz Angelo, atualmente membro titular e o diretor administrativo, Kildare Morato, suplente.

Para o presidente da CDL, o Conselho traz a possibilidade de a sociedade estar mais próxima das tomadas de decisão do Poder Executivo Municipal de forma deliberativa para desenvolver economicamente a cidade. “O Conselho de Desenvolvimento Econômico como ferramenta de crescimento não é exclusividade de Divinópolis, mas, funciona muito bem com cidades muito desenvolvidas. A sociedade participa da elaboração de um plano de desenvolvimento para além da gestão atual, deixa-se de ter apenas um plano de governo e passa-se a ter um plano de desenvolvimento da cidade, independente do governante eleito. Esperamos que, inspirado em cidades que são referência em desenvolvimento econômico, o COMDES em Divinópolis possa ter um bom engajamento para que tenhamos um plano e uma sociedade que, verdadeiramente, direcione as pautas para o desenvolvimento da cidade” afirma, Luiz Angelo.

Em seu pronunciamento, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste destacou a importância da participação e envolvimento de todas as entidades e segmentos da sociedade na condução das decisões do Conselho. “O COMDES é um marco para Divinópolis, é a modernização do modelo de gestão, mas, é importante que possa contar com todos seus pares, para alcançar o resultado esperado, que é a pujança da economia da cidade”, enfatizou Eduardo Soares.

O conselho se difere dos demais já existentes uma vez que é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal. “O que propomos com esse conselho é uma gestão colaborativa com o Prefeito; é uma forma de administração moderna, que ouve a voz da cidade. Temos convicção de que será um marco na história de Divinópolis”, enfatizou.

O Projeto de lei foi que instituiu o Conselho foi desenvolvido pelas entidades do Grupo Gestor, com apoio e contribuição do SEBRAE-MG e aprovado com votação unânime na Câmara de Vereadores no último dia 18 de novembro.

Fonte: Fiemg com alterações