CDL Divinópolis e BDMG retomam operações do Pronampe

Publicado em 15 de Julho de 2021.

Linha de crédito de apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte agora é programa permanente do Governo Federal

Criado em maio de 2020 para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia de covid-19, mas foi encerrado no fim do ano. Para restabelecer a iniciativa, o Governo Federal transformou em lei, tornando permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

A CDL Divinópolis como Correspondente Bancário (COBAN) do BDMG, já iniciou as operações para capitação de crédito através do PRONAMPE, hoje a linha de crédito com a menor taxa para fomento da economia e apoio aos pequenos e micro empreendimentos.

Os novos empréstimos feitos pelo Pronampe, considerados a partir de janeiro de 2021, poderão ter custo máximo de 6% ao ano, mais taxa Selic. As instituições bancárias participantes do programa operarão com recursos próprios e poderão contar com garantia a ser prestada pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), administrado pelo Banco do Brasil. Esse fundo servirá como garantia para até 100% do valor das operações, desde que todos os empréstimos feitos pela instituição não tenham taxa de inadimplência maior que 85%.

A linha de crédito concedida pelo Pronampe corresponderá a até 30% da receita bruta anual calculada com base no exercício anterior ao da contratação, salvo no caso de empresas que tenham menos de um ano de funcionamento. Nesse caso, o limite do empréstimo corresponderá a até 50% de seu capital social ou a até 30% de 12 vezes a média da receita bruta mensal apurada desde o início de suas atividades, valendo a opção mais vantajosa para o pequeno empresário.

Além de se tornar uma linha permanente de crédito, que vai disponibilizar recursos todos os anos, o Pronampe ampliou o prazo de pagamento. Os empréstimos poderão ser pagos em até 48 meses, inclusive para quem já contratou recursos do Pronampe no ano passado – basta procurar a instituição financeira para fazer a renegociação, caso seja necessário.

O BDMG é uma das instituições financeiras credenciadas para fornecer o Pronampe e a CDL Divinópolis é Correspondente Bancário (COBAN) do BDMG e oferece aos seus associados um atendimento ágil e personalizado, dando todo o suporte necessário para a concretização do financiamento. Para mais informações entre em contato com o Departamento comercial pelo telefone (37) 3229-7200.