CDL Divinópolis lança campanha de conscientização para uso correto do rotativo

Publicado em 29 de Junho de 2021.

Frota de veículos em Divinópolis quase dobrou em 12 anos

Uma das principais queixas dos consumidores que costumam fazer compras no Centro de Divinópolis é dificuldade de estacionamento. Mesmo com o rotativo, implantado em 2009, motoristas ainda reclamam da falta de vagas na região central.

Buscando amenizar esta problemática, a CDL Divinópolis lança a campanha “Se tem vaga tem venda! A vaga é do cliente!”. Que visa  sensibilizar a rotatividade das vagas nas ruas para que os clientes possam utilizar o estacionamento para fazerem suas compras ou realizar algum serviço na região central de Divinópolis.

O prazo máximo para permanecer em uma vaga do estacionamento rotativo, nas principais vias centrais da cidade, é de 2 horas, porém o tempo médio de permanência quando há a rotatividade das vagas é de 1 hora, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Settrans.

Dados da secretaria apontam que mais de 70% das autuações de estacionamento irregular são para comerciantes e trabalhadores do comércio. Por este motivo, a CDL lança a campanha, visando conscientizar os motoristas e mostrar como uma simples vaga pode causar prejuízos aos comerciantes e a cidade como um todo. A campanha acontecerá nas redes sociais e durante as visitas dos consultores aos associados.

O rotativo funciona das 8h às 18 horas de segunda a sexta-feira. Caso um veículo fique estacionado durante o dia todo, estará tirando a vaga de 9 motoristas, potenciais consumidores, dentro do tempo médio de permanência na vaga de uma hora. Aos sábados o rotativo é obrigatório no horário de 8h às 13h.

Frota de veículos em Divinópolis quase dobrou em 12 anos

De acordo com a estimativa do IBGE de 2020, Divinópolis possui 147.602 veículos em circulação e em 2009, ano de implantação do rotativo, a frota era de 88.608, sendo 50.961 somente de automóveis. Ou seja, o número total de veículos quase dobrou em 12 anos.

Dados mais atualizados do DENATRAN mostram que neste ano de 2021, no mês de abril a cidade possuía 150.200, sendo 83.910 automóveis.

Outro ponto importante a ser avaliado, é a quantidade de veículos que a cidade recebe diariamente de outros municípios, com pessoas em busca dos serviços de saúde ou para compras no comércio local.

Portanto, para contribuir com o tráfego de veículos, principalmente na região central da cidade, o município necessita do serviço de estacionamento rotativo e os usuários devem colaborar e respeitar a regulamentação para que o sistema seja efetivo com a rotatividade das vagas.

Ponto para venda do rotativo

Além da falta de vagas, motoristas reclamam da dificuldade para encontrar pontos de venda do rotativo. Quanto mais pontos de venda de talonário do rotativo, melhor será para a cidade e para o comércio. Por isso, para facilitar o cadastramento de novos contratos para pontos de venda, o comerciante deverá entrar em contato com a Settrans pelo telefone (37) 3229-6621 e agendar a retirada da documentação necessária. Um agente de trânsito fará a retirada dos documentos no estabelecimento e iniciará o processo de aquisição do talão para venda.

Confira a documentação necessária para o credenciamento para a venda de talonários do estacionamento rotativo

Pessoa Jurídica

• Cartão do CNPJ

• Certificado de regularidade com o FGTS e INSS

• Certidão negativa de débitos municipais (tributos diversos)

• Contrato Social da Empresa e Alteração contratual (caso haja) ou Certificado de Microempreendedor Individual

• CPF ou RG do sócio responsável pela empresa

Pessoa Física

• Certidão negativa de débitos municipais (tributos diversos)

• Comprovante de endereço atualizado (últimos 3 meses)

• CPF ou RG

Obs:

1 – A certidão negativa de débitos municipais encontra-se disponível https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/servicos/69/Portal-Empresas

2 – O certificado de regularidade com o FGTS encontra-se disponível no site https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf

3 – não há necessidade de cópias autenticadas.

Confira aqui os pontos credenciados para venda do talonário do rotativo:  https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1sXfwLhz-x4PVPy8ZPBqxnlhn67O4vaAH&ll=-20.146762105154167%2C-44.8882543089765&z=18

Alguns dos pontos credenciados que aparecem no mapa podem não ter o talão disponível para venda, pois fica a cargo do estabelecimento a aquisição.