CDL Divinópolis participa de debate sobre associativismo e liberdade econômica

Publicado em 26 de Fevereiro de 2021.

FCDL-MG promove encontro online com os novos presidentes das CDLs mineiras

O presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor de Freitas, participou nessa quinta-feira 25/02, de um encontro virtual com as CDL´s mineiras, promovido pela FCDL-MG.

Conduzido pelo presidente da Federação, Frank Sinatra, o encontro teve como objetivo dar as boas-vindas aos novos líderes das entidades e contribuir para o crescimento de cada presidente, proporcionado um novo olhar sobre o seu propósito como uma grande liderança.

Frank Sinatra abriu o encontro destacando a importância deste momento para integração e relacionamento entre as entidades do nosso Sistema. Em sua fala, reforçou o papel do movimento associativista e enfatizou a necessidade de união para evoluir como entidade e atender cada vez melhor os associados.  Tiveram fala também, a diretoria executiva da FCDL-MG, que é a extensão da Federação em cada região do nosso estado.

O convidado e consultor, Moacir Muzzi, no movimento lojista desde 1973 e ex-presidente da FCDL-MG por dois mandatos, falou sobre a força do associativismo na solução do comércio na  cidade. Ele mostrou aos novos presidentes, como a união do setor e participação na construção da agenda política pode mudar os rumos do setor.

O secretário-adjunto de desenvolvimento do governo de Minas Gerais, Fernando Passalio, foi o segundo a falar. Ele apresentou as estratégias de desenvolvimento econômico no estado aos presidentes, com foco para o programa Minas Livre Para Crescer. Ele destacou os esforços do governo para desburocratizar o empreendedorismo no estado e como o programa impacta nas gestões das CDLs mineiras.

Para encerrar, foi apresentado “O papel do líder na construção de uma entidade forte: motivando equipes e associados”, com o consultor Marciliano Coelho. Ele apresentou dicas valiosas para os novatos de como gerir uma entidade.