Publicado em 6 de Abril de 2022.
Ações socioassistenciais no local objetivam levar dignidade as pessoas em situação de rua
A equipe de Abordagem Social lotada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na tarde dessa terça-feira, 05/04, uma reunião no Quarteirão fechado da Rua São Paulo, com a participação de moradores, comerciantes do local e entidades.
A CDL Divinópolis esteve presente representada pela Diretora Mônica Simões. Na ocasião, a Secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, apresentou um balanço das ações que a pasta vem realizando nas principais ruas da cidade, em especial no Rua São Paulo, com abordagem e acolhimento das pessoas em situação de rua.
No último dia 16 de março uma força tarefa foi realizada no local, que mobilizou as pastas da Assistência Social, Operações e Serviços Urbanos, Trânsito, Meio Ambiente e Saúde, com foco na retirada do material que está sendo acumulado nas ruas, para desobstrução das vias, bem como promover o acolhimento da população em situação de rua.
Na reunião, Juliana lembrou ainda que o trabalho é constante e as ações de abordagem e acolhimento as pessoas que ocupam o local serão continuadas com oferecimento dos serviços da área social e saúde, campanhas educativas esclarecendo a população sobre a importância de não dar esmolas, da limpeza e retirada dos materiais nas vias públicas, com a colaboração do comércio e moradores do entorno.
Para Mônica é preciso um trabalho de conscientização junto com os comerciantes e moradores. “A prefeitura está fazendo a sua parte e precisamos fazer a nossa, mantendo o espaço sempre limpo. Não colocar lixo ou caixas de papelão fora do horário do lixeiro e principalmente apoiar a ação da equipe de abordagem que objetiva levar dignidade à população de rua”, argumentou.
Importante ressaltar que Divinópolis possui uma rede de serviços socioassistenciais para acolhimento da população em situação de rua e qualquer pessoa pode ajudar encaminhando ou denunciando casos de indivíduos nessas condições.
Serviços Socioassistenciais de acolhimento da população em situação de rua
Abordagem Social
Trabalho de escuta qualificada nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar o acesso à rede de proteção social.
Referenciado no CREAS – Rua Coronel João Notini, 360 – Centro
Telefone (37) 3229-9794
Centro de Atendimento à Adultos e Famílias em Situação de Rua
Conta com equipe multiprofissional. Oferece oficinas terapêuticas e profissionalizantes, alimentação e higienização.
Rua Lincoln Machado, 61 – Centro – Próximo ao Parque da Ilha.
Telefone: (37) 3221-5108
Serviço de Atendimento ao Migrante
Trabalha com escuta qualificada, orientação e concessão do benefício de passagem intermunicipal.
Referenciado no CREAS – Rua Coronel João Notini, 360 – Centro
Telefone (37) 3229-9794
Casa de Passagem São Francisco de Assis
Acolhimento institucional, alimentação e higienização.
Rua do Chumbo, 297 – Niterói
Telefone (37) 3213-8390
Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua
Conta com equipe multiprofissional. Oferece acolhimento institucional.
Av 1º de Junho, 15 – Centro
Telefone (37) 3214-3054
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.