CDL Divinópolis promove Dia Livre de Impostos na cidade


Publicado em 2 de Junho de 2022.

Campanha realizada em todo país com objetivo de conscientização e de protesto contra alta carga tributária

A CDL movimentou o comércio de Divinópolis, nessa quinta-feira, (02/06) com a participação de um posto de combustível e diversas lojas de artigo do vestuário, acessórios feminino, farmácia e tecnologia, na 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), que aconteceu em todo Brasil.

Os consumidores tiveram acesso a produtos com descontos correspondentes ao valor das taxas sobre os produtos, permitindo observar o grande impacto em seu poder de compra. Importante salientar que os comerciantes assumem esses descontos, porém recolhem os valores dos impostos normalmente aos governos, pois o Estado não isenta as empresas dessa obrigação fiscal.

A CDL Divinópolis esteve também, no quarteirão fechado da rua São Paulo, com uma ação de conscientização sobre a alta carga tributária paga pelos consumidores em todo o país. A entidade percorreu as principais ruas do comércio da cidade com o “Impostossauro”, personagem utilizado na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de compra do consumidor e o crescimento econômico do país. Ultrapassado e agressivo, ele é capaz de devorar nosso dinheiro em uma só mordida.

Para o presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, o DLI é uma importante ação de conscientização. “É um dia simbólico e serve para mostrar à população as altas cargas tributárias que incidem sobre os produtos e como isso impacta na vida de todos nós. Precisamos urgente de uma reforma tributária efetiva com redução de taxas, desburocratização e simplificação”, afirmou Freitas.

 

Ação pelo Brasil

Todo o Sistema CNDL se mobiliza e realiza ações no Dia Livre de Impostos. São atividades coordenadas nacionalmente pela CNDL e a CDL Jovem e realizadas localmente com o apoio das Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs), de cada estado, e as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e as CDLs Jovem, de cada município.

Os brasileiros puderam comprar produtos e serviços com descontos de 70% do valor final do produto. Isso porque os lojistas participantes da ação venderam, alguns produtos e serviços, sem repassar o valor da tributação aos clientes.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com a carga tributária de mais de 40% sobre o consumo médio dos produtos, o que faz dela uma das maiores do mundo”, detalha Raphael Paganini, coordenador Nacional da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem.

O DLI é realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre o oneroso e confuso sistema tributário. Neste ano, mais de 40 mil lojas em todo o país participaram da ação, com uma movimentação de R$ 2,6 bilhões.

Segundo levantamento de outubro/2021, feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo. Além disso, é o segundo país que mais cobra impostos globalmente. Uma taxação pesada que não se reverte em serviços e equipamentos públicos para a população brasileira.

“O Dia Livre de Impostos é um dia de luta por taxas mais justas e um retorno visível na sociedade, em serviços e equipamentos públicos, do dinheiro arrecadado pelo Estado”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Atualmente, o brasileiro trabalha quase cinco meses/ano só para pagar impostos. De janeiro até o início de maio deste ano, os brasileiros já tinham desembolsado mais de R$ 1 trilhão somente com impostos. Os dados são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), responsável pela ferramenta “Impostômetro”. O montante corresponde ao total de tributos pagos pelos brasileiros em todas as esferas governamentais.

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Consumidores: 2ª à 6ª feiras de 8h às 14h00.
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis