CDL Divinópolis solicita plano municipal de combate à Covid

Publicado em 26 de Janeiro de 2021.

Representando o comércio e prestadores de serviço, a entidade pede saída do Minas Consciente

O presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor de Freitas, encaminhou na tarde de hoje, 26/01, à Prefeitura Municipal, ofício solicitando ao prefeito atenção e adoção de medidas importantes para o setor produtivo, em especial, ao comércio, prestadores de serviço, bares e restaurantes, que vem sofrendo com os sucessivos fechamentos em razão do enquadramento nas ondas vermelhas, do Minas Consciente.

As restrições impostas pelo Plano Minas Consciente aos setores econômicos, causaram inúmeros prejuízos ao comércio e serviço da cidade, que juntos representam mais da metade do Produto Interno Bruto municipal, mais de 58% de acordo com os últimos dados do IBGE de 2018.

Considerando que, quase a totalidade dos serviços e atividades hoje elencadas na onda amarela do Programa Minas Consciente não tem nenhuma evidência científica de contribuir para a transmissibilidade do covid-19 e que existe um movimento crescente de Municípios que deixaram o programa Minas Consciente, dentre eles Lavras, Governador Valadares, Coronel Fabriciano e recentemente, Juiz de Fora, o comércio solicita ao Prefeito que avalie a saída do Minas Consciente e a inclusão de todas as atividades econômicas em um plano municipal de enfrentamento à COVID -19, com possiblidade de abertura diária e recepção de clientes em todos os segmentos econômicos, seguindo os protocolos sanitários para prevenção da doença.

“Sabemos que é preciso seguirmos um plano de combate à Covid. Estamos presenciando o caos no sistema de saúde e sanitário e conhecemos o sofrimento das pessoas diante da doença. Sabemos também que, por traz de uma empresa há famílias que sobrevivem dela. Precisamos equalizar essa balança para que possamos sair dessa crise, fortes e capazes de reerguer a cidade. Acreditamos na elaboração de um plano municipal de enfrentamento à Covid e a saída do Minas Consciente como possibilidades de lutarmos contra a disseminação do vírus e manter o funcionamento das empresas”, argumenta Heider.

O ofício foi entregue ao Assessor Especial de Governo, Fernando Henrique e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves. Heider colocou a CDL a disposição para contribuir na construção do plano municipal.