Certificado digital e a política de proteção de dados

Publicado em 9 de Novembro de 2021.

A cultura de proteção de dados é uma tendência global, todas as empresas serão obrigadas a atender essa nova demanda

Em um mundo hiperconectado as relações de mercado foram transformadas, potencializando os fluxos e as relações virtuais, grande parte das transações que eram realizadas de forma presencial foram adaptadas para os formatos digitais e isso gerou um crescimento exponencial do tráfego de dados nas redes.

Os benefícios dessa transformação são conhecidos: rapidez na transmissão de informações, integração de dados, otimização dos fluxos e redução de custos são alguns deles.

Entretanto, os danos desse processo começaram a surgir como por exemplo as fraudes, o uso indevido de dados pessoais e as possibilidades de golpes aumentaram bastante, colocando em risco todo o processo e arruinando a credibilidade das empresas que estiverem envolvidas em situações como essas.

Neste cenário, tendo em vista que a cultura de proteção de dados é uma tendência global, todas as empresas serão obrigadas a atender essa nova demanda.

Com isso, proporcionar segurança e autenticidade das operações ganhou ainda mais relevância e o certificado digital passou a ser um grande aliado para a política de proteção de dados.

Enquanto a legislação cumpre o papel de estabelecer normas e fiscalizar a captação e utilização de dados pessoais, a certificação digital proporciona mais segurança e veracidade para as operações online, auxiliando no controle de acessos e integração das operações.

Com a vigência da LGPD, é fundamental que as empresas façam um replanejamento interno de fluxos a fim de transmitir maior credibilidade quando o tema é segurança. Preocupar-se com dados pessoais e aprender a fazer bom uso deles é pré-requisito para se ter sucesso no mundo digital.

Como adquirir seu certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico onde ficam armazenados dados da pessoa física ou jurídica que comprova sua identidade perante terceiros

Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, que permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.

A CDL Divinópolis é uma Autoridade de Registro, subordinada a CNDL – Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil, a Autoridade Certificadora da Certificação Digital SPC.

Para adquirir seu Certificado Digital entre em contato com a CDL pelos telefones (37) 9-9986-3418 | (37) 3229-7202 ou pelo email: certificacaodigital@cdldivinopolis.com