Cinco tecnologias para o varejo que você precisa considerar para 2022

Publicado em 26 de Abril de 2022.

A tecnologia é capaz de tornar o modelo de varejo mais competitivo e lucrativo, além de garantir que o negócio não será excluído do mercado por falta de inovação. Não à toa, o uso da tecnologia para a automação e troca de dados melhorando a eficiência e aumentando a produtividade dos processos foi batizado como Quarta Revolução Industrial.

Realizada com o uso de hardwares e softwares para o controle da informação, essa automatização é a combinação de máquinas com processos digitais, sendo capaz de tomar decisões descentralizadas e de cooperação entre os equipamentos e os humanos.

“Toda empresa vai precisar da tecnologia para sobreviver, independente da área de atuação do negócio. Entretanto, no ecossistema do consumo, sua aplicação é ainda mais vital em função das bruscas e ágeis mudanças de comportamento dos clientes a partir dos diferentes contextos a que são submetidos”, afirmou Claudenir Andrade, diretor de software houses da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC).

Por isso, listamos cinco tecnologias que os comerciantes, principalmente os pequenos e médios, devem considerar implantar em 2022.

1- Nuvem
É a tecnologia que permite o armazenamento de dados de forma remota, garantindo flexibilidade no acesso de informações à distância.

A tecnologia permite que o dono do estabelecimento comercial faça o cadastro de mercadorias, consulta de dados, ajuste de preços, atualização tributária, entre outros serviços.

O modelo agiliza a atualização do software, pois quando o equipamento é ligado as informações são sincronizadas automaticamente, possibilitando o trabalho híbrido. A nuvem e a mobilidade são tecnologias integradas.

A nuvem viabilizou um novo modelo de negócio, permitindo o uso de um hardware mais barato e menor no ponto físico, já que está tudo armazenado remotamente e não é preciso ter um equipamento com grande capacidade de armazenamento e processamento.

O modelo de tecnologia passou a ser incorporado após 2015, quando o uso da impressora fiscal deixou de ser obrigatório no país. O antigo modelo de obrigação acessória imposta às pessoas jurídicas no Brasil não permitia conexões externas.

2- Big Data
O Big Data é um conjunto amplo de dados de uma empresa que ajuda na tomada de decisões e ao varejista conhecer o próprio negócio.

O grande volume de dados transita em alta velocidade e fica armazenado nas nuvens. O Big Data integra dados de venda e compra, dos compradores, e todas as informações agregadas do negócio conforme o interesse.

A tecnologia busca informações rápidas na grande massa de dados.

3- Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma das tecnologias que encabeçam a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Ela permite a análise para a tomada de decisões.

O uso de algoritmos é capaz de simular a capacidade humana de inteligência em máquinas. No entanto, a tecnologia permite a análise de grandes bancos de dados fazendo associações de forma bem complexa, que não seria tão fácil para a mente humana ou demandaria muito tempo.

A AI cria insights e ajuda nas soluções dos negócios com a definição de estratégias de marketing do varejo, redução de custos e aumento da produtividade.

A análise de dados normalmente é online, mas pode ser diária, semanal, mensal ou anual, sendo filtrada conforme o desejo do cliente.

4- Social
As tecnologias sociais são desenvolvidas para interação com a comunidade local. O social avalia como o negócio está inserido no ecossistema da comunidade e como o uso das redes sociais ajuda na captação de novos clientes. O varejista deve usar esse tipo de tecnologia para ampliar suas vendas e se tornar conhecido na região onde está fisicamente instalado.

5- Mobilidade
É o uso de um canal para se comunicar com o cliente, vender ou estreitar relacionamento através do uso do celular, independentemente da localização geográfica.

A mobilidade é um pilar fundamental para o negócio e ocorre através do envio de mensagens de WhatsApp, página da internet, uso de app e até de mensagens de SMS.

Atualmente, os grandes varejistas usam a tecnologia com o envio de mensagens robotizadas que informam sobre serviços e produtos. No caso da concretização de uma compra, informa a rota do produto (embalagem, distribuição e transporte) e previsão de entrega.

O omnichannel deve ser incorporado pelos pequenos e nanos varejistas, permitindo a venda virtual e retirada dos produtos fisicamente no ponto de venda.

“Pagar pelo celular por transferência bancária pelo Whatsapp, pagar por transferência por PIX e no próprio app. Essa venda mobile omnichannel é o que está despontando no médio e pequeno varejo”, afirmou o diretor da AFRAC Claudenir Andrade.

Pequenos comerciantes já usam a mobilidade através do envio de notas de compras por Whatsapp e promoções, por exemplo. Mas, para garantir a competividade é preciso incorporar novos conhecimentos para a comercialização de bens e serviços.

Marketplace do comércio de Divinópolis

Pensando em mobilidade para as compras e no ominichannel, a CDL Diviópolis oferece um aplicativo para fomento do comércio varejistas local.

O aplicativo oficial do comércio da cidade - app CDL Divinópolis é uma plataforma gratuita para divulgação e impulsionamento da empresa. Mais um canal de comunicação que facilita a conectividade do comércio e consumidores.

Somente com um único aplicativo o consumidor tem o comércio da cidade na palma da mão e o empresário não precisa de um custo altíssimo para ter um aplicativo exclusivo de seu estabelecimento.

Saiba como os aplicativos estão impulsionando as vendas no varejo.

Quer ampliar os resultados da sua empresa? Entre em contato com a gente!

Fonte: Afrac