O gerente executivo da CNDL, Daniel Sakamoto, explica que o relatório oferece mensalmente uma visão ampla do setor. “Os empreendedores encontrarão, em um só documento, dados e indicadores do comércio elaborados por diversas instituições e publicados em datas diferentes. Além disso, trazemos dados exclusivos das pesquisas elaboradas pela CNDL e um resumo dos principais temas relacionados ao setor de comércio e serviços discutidos no Congresso Nacional, que são acompanhados de perto pela nossa equipe de Relações Institucionais e Governamentais (RIG)”, destaca Sakamoto.
Confira a primeira edição do Panorama do Comércio!
Principais dados
Confira 5 dados que você vai encontrar na primeira edição do relatório. Confira:
1) Crescimento das vendas: Em abril de 2021, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,8%, na comparação com o mês imediatamente anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas do comércio voltou ao patamar de antes da pandemia.
2) Confiança do setor: a confiança do setor cresceu em maio de 2021, pela segunda vez consecutiva. Ainda assim, o indicador segue abaixo dos 100 pontos, mostrando que a maioria dos empresários do comércio ainda vê o cenário com pessimismo.
3) Emprego: desde o início do ano, o setor de comércio apresentou um saldo positivo de 105 mil postos de trabalho criados. Considerando só o mês de abril, 10,1 mil vagas foram criadas pelo comércio.
4) Endividamento: dados sobre a situação do consumidor mostram ainda que, em maio de 2021, o percentual de famílias endividadas chegou a 68%. Além disso, a confiança dos consumidores apresentou a segunda melhora consecutiva, depois da queda registrada em março.
5) PIB: a economia brasileira cresceu 1,2% entre janeiro e março, na comparação com o último trimestre de 2020. Com isso, as projeções de crescimento para 2021 foram revisadas para cima. Segundo dados do Boletim Focus, as previsões de instituições financeiras apontam para um avanço do PIB de 4,0% ao longo deste ano. O cenário mais otimista está condicionado, todavia, ao avanço da vacinação e à redução dos casos de contaminação por coronavírus.