Publicado em 29 de Setembro de 2025.
O cientista político e comentarista político da Band News e do Estadão, Fernando Schüler subiu ao palco da 28ª Convenção Estadual Varejo 360º, nesta segunda-feira (29/09), em Poços de Caldas para falar sobre as perspectivas para o setor produtivo em 2026
O cientista político e comentarista político da Band News e do Estadão, Fernando Schüler subiu ao palco da 28ª Convenção Estadual Varejo 360º, nesta segunda-feira (29/09), em Poços de Caldas para falar sobre as perspectivas para o setor produtivo em 2026 e a importância das reformas, bem como sua efetividade na esfera pública e privada.
Ao comentar sobre questões como super salários, teto salarial e tomada de decisões, Schüler citou, como exemplo, um item que considera importante: a avaliação de desempenho no setor público, que consta na Constituição. “Tem que ter uma lei complementar, com esse olhar externo. O setor público precisa fazer isso. Tem que dar exemplo e a sociedade exigir que se faça”, disse.
O cientista político acredita que o setor de serviços vai ser prejudicado com a Reforma Tributária. E citou o exemplo do agro, segmento que na avaliação dele é o que mais vem crescendo no país nos últimos anos. “E o que o agro fez, toda a economia brasileira deveria fazer: com produtividade, por meio do treinamento de pessoal, da motivação, de um sistema de gestão mais ágil”, disse. “Produtividade é um conjunto de questões que passam por competição, não monopólio”.
Na visão de Fernando Schüler, o Marco Regulatório do Saneamento Básico é um grande exemplo para que haja competição e as pessoas se especializem. “O Brasil precisa fazer mais que uma mudança de leis. Precisa de uma mudança de mentalidade”, reiterou.
Em relação à Reforma Administrativa, ele manifestou preocupação com a alta carga tributária no país, em especial, com a Previdência, e fez projeções sobre o envelhecimento da população 60+, que em 2025 representará 25%.
O palestrante tratou ainda do fim dos privilégios, como a aposentadoria especial, que considera item essencial da Reforma Administrativa, cujo exemplo, acredita, tem que ser no âmbito do legislativo, do próprio Congresso e da moralização do setor público.
“A Reforma Administrativa é uma reforma da moralização, uma reforma ética. Mas ainda temos que trabalhar muito para que essas coisas aconteçam”, concluiu.
Sobre a Convenção Estadual – A Convenção Estadual Varejo 360º é o maior evento realizado pela FCDL-MG e, nesta edição, conta com apoio da CDL Poços de Caldas e do Sebrae Minas.
Voltado para empresários mineiros do setor de comércio e serviços, representantes e lideranças do Sistema CNDL, o encontro traz conteúdos relevantes e apropriados ao público, buscando promover o conhecimento, favorecer o relacionamento e fomentar novos negócios. Uma programação personalizada, com temas relevantes, atuais e essenciais, que vão trazer aos participantes reflexões e uma maior compreensão desse novo varejo. Tudo sempre visando fortalecer o nosso setor de comércio e serviços e a classe lojista mineira.
Fonte: FCDL-MG
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.