Publicado em 4 de Agosto de 2025.
Entrevistados afirmam que devem deixar suas compras para última hora e as lojas físicas lideram preferência
O Dia dos Pais é uma das datas comerciais mais importantes do país e, em Minas, não é diferente. Segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), 61,9% dos mineiros vão presentear na data e pretendem gastar, em média, R$ 240,81, valor 34,8% maior que em 2024.
Ainda de acordo com os dados, 60% disseram que irão presentear o próprio pai, 22% o pai dos seus filhos e 18% os sogros.
“Embora tenhamos um cenário econômico desafiador, com juros altos e uma inflação que ainda impacta no valor dos produtos e que insiste em apertar o bolso do consumidor, o apelo emocional da data é muito forte e, por isso, a maioria dos mineiros não vai abrir mão de presentear seus entes queridos”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Apesar disso, questionados se já sabem o que vão comprar, 43,6% dos entrevistados responderam que ainda não se decidiram e que devem deixar suas compras para última hora. “Esse percentual de indecisos está buscando oportunidades para realizar suas compras de forma assertiva. Por isso, para fisgá-los, o lojista deve pensar em promoções, atendimento diferenciado e boas estratégias de divulgação”, afirma Vinícius Silva.
Em contrapartida, entre os produtos que lideram as intenções de presentes estão vestuário (37,1%), calçados (16,1%) e cosméticos/perfumaria (9,7%). “São ramos que atendem a uma gama variada de perfis e preços, que atraem o consumidor”, completa o economista da FCDL Minas.
O levantamento da FCDL-MG também analisou a preferência do local de compras e, para 56,4% dos consumidores o melhor é a loja física. Outros 23,1% preferem concentrar suas compras na internet e 20,5% nas duas opções.
“A preferência pelas lojas físicas se dá pela comodidade em poder experimentar ou ver de perto os produtos, e muitos consumidores não abrem mão disso. Aqueles que optam por dividir as compras em ambas as opções, estão buscando um mix do que os dois ambientes podem proporcionar de melhor. E os fãs das lojas virtuais acreditam que o e-commerce oferece promoções mais expressivas”, observa Vinícius Silva.
Já sobre as opções de pagamento, a maioria (41%) vai optar pelo cartão de crédito parcelado, seguido por cartão de crédito à vista (23,1%) e dinheiro ou pix (20,5%).
“O que percebemos com esses resultados é que o Dia dos Pais segue sendo uma data que movimenta o comércio, independente do cenário econômico. Por isso, reforço que cabe aos lojistas aproveitarem a oportunidade dessa sazonalidade, com ações que envolvam a temática, promoções e atendimento customizado. O consumidor não abre mão de presentear, então é hora de aplicar uma boa estratégia de vendas”, finaliza.
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