Comércio e Serviços representam 70 % de pequenas empresas abertas em Divinópolis

Publicado em 2 de Setembro de 2022.

O comércio varejista de acessórios do vestuário apresenta o maior número de empresas do setor

De acordo com o Monitoramento Econômico da CDL Divinópolis, em parceria com o Instituto Vitaltec, no mês de julho, existiam 34.676 empresas de pequeno porte ativas em Divinópolis, deste total 42% pertenciam ao setor dos serviços, 30% eram do comércio e 19% da indústria.

Na análise por segmentos econômicos com os maiores números de empresas existentes na cidade, há predominância de empresas de pequeno porte dos ramos de serviços e comércio.

As atividades econômicas com os maiores números de empresas ativas em julho foram: comércio varejista de acessórios do vestuário, cabelereiros e manicures, confecção de vestuários e promoção de vendas.

Analisando-se especificamente o setor do comércio, as atividades com os maiores números de empresas foram: comércio varejista de acessórios do vestuário, mercado, minimercados e armazéns, comércio de cosméticos e comércio de bebidas.

Dentre as empresas existentes em julho de 2022, cerca 68,97% eram caracterizadas por MEIs, 26,5% micro empresas e somente 4,49% eram empresas de pequeno porte.

Considerando o mercado de pequenas empresas em Divinópolis, até junho foram constituídas 3.476 novas empresas e foram extintas 864. Em junho foram 516 abertas contra 27 fechadas.

No mesmo período observou-se uma queda de 17% na abertura de empresas em relação ao mês anterior. O número de empresas que foram fechadas em relação ao mês de maio 58%.

No setor do comércio foram 891 empresas abertas até julho e 275 unidades fechadas na cidade e as atividades que mais fecharam foram as voltadas para o varejo de confecções.

Na análise comparativa entre as maiores cidades do estado de Minas Gerais, Divinópolis se destacou por registrar um dos maiores saldos de empresas abertas 2.612.