Comércio mantém destaque na abertura de novas empresas

Publicado em 17 de Maio de 2022.

Divinópolis, dentre as principais cidade da região, registra o maior número de empresas constituídas em março

De acordo com o Monitoramento Econômico da CDL Divinópolis, realizado em parceria com o Instituto Vitaltec, no mês de março, em Divinópolis, foram constituídas 633 novas empresas e foram extintas 282, fechando com saldo positivo de 351.

Em março observou-se a terceira elevação seguida de 2022, com uma variação mensal de 5%. Outro dado importante, foi a queda do número de empresas fechadas, houve uma redução de 2% em relação ao mês de fevereiro.

Em comparação com março de 2021, houve uma elevação de 5% no total de empresas abertas e aumento de 4% no número de empresas fechadas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.

Por segmento econômico

Analisando os segmentos econômicos com os maiores números de empresas constituídas na cidade, Divinópolis apresenta a mesma característica da média nacional, com a predominância de empresas do ramo dos serviços e comércio.

As atividades com os maiores números de empresas ativas em março são: comércio varejista de acessórios do vestuário, cabelereiros e manicures, confecção de vestuários, promoção de vendas e obras.

Do total de empresas abertas em março de 2022, cerca 85% eram caracterizadas por empresários individuais, 14% de sociedades limitadas e somente 0,3% eram Eireli.

Na análise por região Divinópolis tem o maior número na constituição de novas empresa

Na análise comparativa entre as maiores cidades da região Centro-Oeste, Divinópolis se destacou por registrar o maior número de empresas abertas 633 e Nova Serrana com o maior saldo de novos negócios constituídos 365.

O tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil era, em média, de 44 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais era de 37 horas e em Divinópolis aproximadamente 29 horas.