Publicado em 28 de Agosto de 2020.
O retorno do funcionamento aos sábados pode dar novo impulso nas contratações
Com a retomada da economia, reabertura do comércio e incentivo ao consumo, empresas voltam a ter uma perspectiva quanto aos negócios e passam a contratar. Dados do Caged, apurados pelo Sincomércio, apontaram saldo positivo de emprego no mês de julho.
Uma boa notícia para a economia local, que em abril, mês crítico da pandemia, quando o comércio ficou totalmente fechado, diante de muitas incertezas, a cidade amargou um saldo de negativo de 590 postos de trabalho.
Divinópolis fechou o primeiro semestre de 2020 com saldo negativo de 2.269 vagas de empregos formais. Nesse período o comércio contabilizou menos 1.194 empregos formais.
O segundo semestre abriu, no geral, com 1471 contratações e 1385 demissões, registrando um saldo de 86 novos empregos com carteira assinada.
Somente no comércio foram 464 trabalhadores admitidos e 413 demitidos, ficando saldo positivo de 51 postos de trabalho, no mês de julho.
Com a retomada do funcionamento do comércio, o presidente da CDL Divinópolis, Luiz Angelo, acredita que os comerciantes puderam se planejar, permitindo assim as contratações. “É natural que haja uma recuperação a partir do momento em que as atividades estão mais próximas da normalidade”, argumenta.
O não funcionamento das lojas de rua aos sábados, continua sendo o grande desafio, por ser o melhor dia para as vendas. “É preciso considerar a possibilidade de retorno do funcionamento das lojas aos sábados. Já são mais de cinco meses que o comércio de Divinópolis está fechado nesse dia. Já percebemos que as lojas estão funcionando de forma segura para o consumidor. É preciso considerar a decisão de abertura no sábado, para dar outro impulso nas contratações”, salienta Luiz.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.