Publicado em 27 de Dezembro de 2021.
Divinópolis fecha o mês com 310 novas vagas sendo mais de 80% do comércio
De acordo com Monitoramento Econômico realizado pelo Instituto Vitaltec a pedido da CDL Divinópolis, novembro foi o sétimo mês consecutivo de saldo positivo na criação de empregos formais na cidade de Divinópolis, foram 2.591 admissões e 2.281 demissões o que resultou no saldo positivo de 310 empregos.
O setor de comércio teve o melhor desempenho com saldo de 254 novas vagas, seguido pela indústria que registrou 59 novas contratações, serviços 46 e agropecuária 5. Somente o comércio contribuiu com 82% do total de criação de novos postos de trabalho na cidade em novembro. A construção civil registrou saldo negativo de 54 postos de trabalho.
No acumulado do ano foram registradas 26.918 admissões contra 22.993 desligamentos, resultando em 3.925 novos postos. O estoque de trabalhadores em atividades formais na cidade alcançou o número de 56.241 pessoas em novembro contra 55.931 em outubro.
Admissões apresentam queda
Os dados mostram que a partir de agosto deste ano a taxa de crescimento de criação de novos postos de trabalho na cidade vem demonstrando diminuição, por causa do aumento na taxa de crescimento das demissões e queda nas admissões.
No mês de agosto foi registrado saldo positivo de 730 novas vagas, setembro 501, outubro 487 e outra queda em novembro, que se comparado ao mês de outubro a criação de novos postos de trabalho na cidade apresentou uma variação de -36% e em relação a novembro de 2020, que registrou -40%.
Para o economista do Instituto Vitaltec, Leandro Maia, dados apontam para uma estagnação na criança de novos postos de trabalho.
“Mesmo sendo o sétimo mês positivo na criação de emprego é o terceiro mês consecutivo de queda na taxa de crescimento de novos postos de trabalho, principalmente devido ao aumento na taxa de demissões, desde o mês de agosto, gerando um reflexo na variação dos postos de trabalho. Colocando Divinópolis em uma tendência de estagnação”, avalia.
Divinópolis se destaca na região Centro-oeste na criação acumulada de vagas de emprego
Na região Centro-Oeste, Divinópolis se consolidou em primeiro lugar na criação acumulada de vagas de emprego no período de doze meses, com 3.683 vagas constituídas, em seguida ficaram Itaúna com 2.804 e Nova Serrana com 2.122.
Apenas a cidade de Nova Serrana não apresentou saldo positivo na geração de postos de trabalho formal, em novembro, com -163 vagas. Outro ponto importante a ser destacado é que, exceto a cidade de Formiga, todas as principais cidades da região Centro Oeste tiveram variação negativa na geração de empregos em relação ao mês de outubro.
Em Minas Gerais
As três cidades que mais geraram vagas de empregos em valores absolutos foram: Belo Horizonte 61.853, Uberlândia 15.060 e Contagem com 11.711. Divinópolis permanece na décima quarta colocação entre as maiores cidades do estado em geração anual de empregos formais.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.