Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, onde as empresas criam suas estratégias permeadas pela tecnologia, o crescente uso da inteligência artificial se torna um diferencial competitivo que não pode mais ser deixado de lado. A solução pode contribuir para garantir o preço mais adequado, considerando custos, demanda, movimento da concorrência, datas sazonais, cenário econômico, comportamento do mercado, entre outros fatores.

Qual a melhor maneira de aplicar as funcionalidades? Confira aqui três dicas:

Coleta de dados
O primeiro passo para garantir um bom funcionamento da IA é obter os dados relevantes, incluindo informações sobre preços e quantidades vendidas do produto ao longo do tempo. Para isso, é necessário conhecer bem seu negócio e focar na melhor fonte desses números. Isso pode ser feito através da extração de dados de sistemas de vendas, registros de transações, documentos de atendimento ao cliente ou outras métricas relevantes.

Escolha do modelo de IA
Hoje, existem várias técnicas de aprendizado de máquina que podem ser aplicadas para resolver problemas de elasticidade-preço, como regressão linear, regressão logística, modelos de séries temporais e até mesmo algoritmos mais avançados, como redes neurais. A escolha do modelo depende da natureza dos dados e da complexidade do problema.

Parcerias estratégicas
A inteligência artificial pode fornecer insights valiosos, mas é essencial considerar a expertise humana e outros fatores contextuais ao interpretar os resultados antes de tomar decisões estratégicas. Por isso, uma equipe de especialistas nas operações pode fazer toda a diferença. Atualmente, existem startups focadas em apoiar toda a jornada dos empreendedores nessa busca e optar por um contrato inteligente pode dizimar etapas e alavancar os ganhos.

 

Por Bruno Rezende
CEO da 4intelligence