Como fica o funcionamento do comércio no próximo feriado?

Publicado em 3 de Abril de 2023.

Lojas não abrem na Sexta-feira da Paixão

A CDL Divinópolis informa que na próxima sexta-feira, 07/04,  feriado santo (Sexta-Feira da Paixão), o comércio geral estará fechado. Não havendo Convenção Coletiva entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores permitindo o trabalho na data, os estabelecimentos não devem funcionar.

Já no sábado dia 08/04/2023, para atender a demanda que antecede o Domingo de Páscoa, os estabelecimentos comerciais que assim desejarem, poderão ampliar seu horário de funcionamento por até duas horas a mais, lembrando que estas horas poderão ser compensadas no prazo de até 06 seis meses, ou, pagas com adicional. Para compensação em banco de horas as empresas precisam ter ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, que cita tal compensação.

Recomenda-se que as empresas entrem em contato com seus contadores e advogados para verificar sobre a utilização de banco de horas, pagamento e compensação de horas extras decorrente do trabalho além da jornada habitual.

Ressalva-se que os lojistas deverão ficar atentos a eventuais alterações que possam ocorrer nas informações acima pelo link http://www.secoderco.com.br/convencao.php