Como fica o funcionamento do comércio no feriado de Corpus Christi

Publicado em 14 de Junho de 2022.

Para o trabalho no comércio em feriados é necessária convenção coletiva entre os sindicatos da categoria

A CDL Divinópolis orienta que a próxima quinta-feira (16/06) é feriado de Corpus Christi em Divinópolis, não havendo expediente no comércio de rua nesta data. Em Divinópolis, Corpus Christi é feriado municipal instituído pela Lei nº 744/1967. É possível encontrar o calendário no site da Prefeitura.

Para o funcionamento do comércio em feriados é necessária convenção coletiva de trabalho entre os sindicatos dos empregadores (Sincomércio) e dos empregados (Sindcomerciários). Não havendo esse documento, o trabalho não pode ser exigido. Caso haja alguma alteração a CDL fará a divulgação.

Já na sexta-feira, pós-feriado, o expediente é normal.

Para os shoppings e supermercados, que são regidos por convenções trabalhistas distintas, o funcionamento no dia 16/06 está permitido.