Como fica o funcionamento do comércio no feriado de Corpus Christi?

Publicado em 6 de Junho de 2023.

Para o trabalho no comércio em feriados é necessária convenção coletiva entre os sindicatos da categoria

A CDL Divinópolis orienta que a próxima quinta-feira (08/06) é feriado de Corpus Christi em Divinópolis, não havendo expediente no comércio de rua nesta data. Em Divinópolis, Corpus Christi é feriado municipal instituído pela Lei nº 744/1967. É possível encontrar o calendário no site da Prefeitura.

Para o funcionamento do comércio em feriados é necessária convenção coletiva de trabalho entre os sindicatos dos empregadores (Sincomércio) e dos empregados (Sindcomerciários). Não havendo esse documento, o trabalho não pode ser exigido. Caso haja alguma alteração a CDL fará a divulgação.

Já na sexta-feira, pós-feriado, o expediente é normal para o comércio.

O shopping Pátio e supermercados são regidos por convenções trabalhistas distintas e segundo o Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sindicato Patronal) terão permissão para usar a mão de obra de funcionários, apenas, o comércio varejista de alimentos e as lojas situadas dentro do shopping Pátio Divinópolis.

Confira as conveções do shopping e supermercados, que o funcionamento no dia 08/06 está permitido.

Rua Prof. Isauro Ferreira 405 - Porto Velho - 35.500-429 - Divinópolis/MG (37) 3214-7372 secoderco@secoderco.com.br