Como fica o funcionamento do comércio no próximo feriado de 02 de novembro em Divinópolis?

Publicado em 28 de Outubro de 2022.

Sem convenção coletiva lojistas não podem exigir o trabalho do colaborador

A CDL Divinópolis informa que, para o funcionamento do comércio em feriados é necessária Convenção Coletiva de Trabalho - CCT entre os sindicatos dos empregadores (Sincomércio) e dos empregados (Sincomerciarios) autorizando o trabalho dos empregados.

Diante disso e considerando que várias outras cidades de Minas Gerais já anunciaram o funcionamento do comércio nos feriados de 02 e 15 de novembro, a CDL Divinópolis estabeleceu contato com o Sindicato que representa os lojistas divinopolitanos, mas até a data de divulgação da presente nota, não havia notícia da existência de qualquer negociação para possibilitar o trabalho nos próximos feriados.

Não havendo, até o momento, a CCT para o comércio de rua em geral, o trabalho não pode ser exigido nos dias 02 e 15 de novembro.

Caso haja alguma alteração a entidade dará ampla divulgação.

Já para os shoppings e supermercados, que são regidos por convenções trabalhistas distintas, há convenção coletiva permitindo o funcionamento nestas datas.

Confira a CCT desses segmentos:

Convenção Coletiva de Trabalho 2022 - Feriados dos meses de junho, setembro, outubro, novembro e dezembro - Gêneros Alimentícios

Convenção Coletiva de Trabalho 2022 - Feriados dos meses de junho, setembro, outubro e novembro - Shopping Pátio

Para mais informações, o lojista pode entrar em contato com o Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis pelo telefone (37) 99873-4466