Como fica o funcionamento do comércio para o Dia dos Pais?

Publicado em 9 de Agosto de 2022.

Convenção Coletiva de Trabalho autoriza o comércio a convocação dos funcionários para o trabalho no sábado, véspera do Dia dos Pais

A CDL Divinópolis divulga a Convenção Coletiva de Trabalho publicada no final da tarde dessa segunda-feira (08/08), autorizando o comércio a funcionar em horário especial de trabalho no sábado, 13 de agosto, véspera do Dia dos Pais. Conforme texto da convenção, assinado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis e Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis, fica permitido o trabalho de 09 às 18h, no dia 13/08.

Regras para o trabalho no sábado

Aos empregados que trabalharem no referido sábado (13/08) fica assegurado o fornecimento de um lanche por parte do empregador, ou o reembolso no valor de R$ 5,00 (cinco reais), até o final do expediente do referido dia.

As horas excedentes à jornada semanal de 44 horas, poderão ser compensadas com folgas em igual número de horas no prazo de até 6 meses, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho, ou pagas com um adicional de 70% em relação à hora normal, se pagas dentro do prazo previsto para compensação, ou com 100% em relação à hora normal, se pagas fora do referido prazo.

E como ficam o trabalho nos demais dias da semana que antecedem o Dia dos Pais?

Para os dias de antevéspera do Dia dos Pais, o Assessor Jurídico da CDL Divinópolis, Tadeu Saint' Clair, sugere, conforme Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, do comércio geral, estender o horário em até 2 horas.

Para atender a demanda que antecede o Dia dos Pais, sugerimos que as lojas do comércio de rua de Divinópolis/MG funcionem nos dias 11 e 12 de agosto de 2022 (quinta e sexta-feira) por até duas horas a mais, lembrando que estas horas poderão ser compensadas em até 06 seis meses, ou, pagas com adicional de até 100%, conforme Cláusula Trigésima Segunda, parágrafo primeiro da convenção coletiva de trabalho em vigor”, explica.

Não será permitido o trabalho no Comércio no dia 14 de agosto, domingo, com exceção daquelas empresas que habitualmente adotam o domingo como dia de trabalho.

Recomenda-se às empresas entrarem em contato com seus contadores e advogados para verificar sobre a utilização de banco de horas, pagamento e compensação de horas extras decorrente do trabalho no horário especial.

Expectativa do comércio para o dia

O Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio. É o que aponta levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

De acordo com a pesquisa, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 101,8 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto.

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

Os consumidores estão atentos aos preços e vão pesquisar antes de comprar os presentes. De acordo com o levantamento, 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras, sendo que a maioria utilizará sites/aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%).

A pesquisa aponta também que oito em cada dez entrevistados (79%) pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line, principalmente em shoppings centers (35%), nos shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%). Por outro lado, as compras pela internet também têm papel bastante relevante na preferência dos consumidores, já que 43% dos entrevistados pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, sendo que 70% destes comprarão em sites, 64% em aplicativos e 21% no Instagram.