Como integrar pagamentos nas lojas online


Publicado em 17 de Junho de 2020.

Separamos 5 pontos vitais sobre o assunto

O mundo está na corrida pela transformação digital para sobreviver ao isolamento causado pela pandemia do coronavírus – o que tem resultado em mudanças no varejo. A adesão às vendas por e-commerce e lojas virtuais aumentaram, uma saída encontrada para comerciantes que ainda não vendiam em plataformas digitais.

Para quem já dominava esses meios de pagamentos a hora é de aproveitar a expertise e aperfeiçoar o atendimento. Para quem está chegando agora, é fundamental entender todo o processo e garantir a otimização dos procedimentos.

 

Cinco pontos vitais integrar os pagamentos nas lojas online de forma prática e segura

 

  1. Pense nas formas de pagamento utilizada pelo seu público – Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC – 77% dos brasileiros utilizam cartão de crédito para realizar suas compras. Esse pode ser um dado decisivo ao se pensar em como viabilizar o pagamento em lojas online. Entretanto, é necessário observar esses hábitos para que sua medida gere um maior alcance de consumidores. Não adianta se precipitar. É fundamental identificar como seu público consome no seu site e, principalmente, como ele prioriza seu tipo de serviço ou conteúdo.

  2. Evite possíveis fraudes – Poder realizar uma compra de forma segura é fundamental para fidelizar um cliente. Ao optar por uma forma de pagamento online para seu negócio, procure um serviço que possa garantir a segurança ao usuário. Dados do Sebrae revelam que fraude é um dos motivos mais recorrentes para o fechamento do e-commerce no primeiro ano de funcionamento. Assim, optar por uma empresa especializada pode combater riscos na segurança. Além disso, esse é um processo que pode criar um vínculo com o consumidor a partir do momento em que ele conhece como funciona o pagamento na sua plataforma. Assim, fica mais fácil desse comprador se planejar para consumir na sua página de forma segura.

  3. Aposte na padronização de processos – Essa é uma maneira de facilitar o caminho que o usuário percorrerá no seu site. Além de reduzir os esforços, pode viabilizar a compra, já que um procedimento confuso na hora do pagamento pode fazer com que o consumidor deixe a página. Por isso, integrar o pagamento online às tecnologias de e-commerce pode deixar a navegação mais intuitiva. A experiência do usuário tem sido cada vez mais um ponto de atenção e um fator de preocupação em relação ao desempenho das plataformas.

  4. Avalie o melhor mecanismo para o seu negócio – As formas de pagamento online são diversas. Então, é necessário compreender suas necessidades e prioridades. Com o Intermediador de pagamentos, por exemplo, o proprietário do e-commerce faz um cadastro e passa a ter licença para usar todos os métodos de pagamento disponíveis na plataforma. Quando o consumidor fecha a compra e chega ao checkout, é redirecionado para o ambiente do intermediador de pagamentos, devendo preencher alguns dados de cadastro e então optar pela melhor forma de pagamento. Essa é uma das maneiras de viabilizar o processo de compra e, além de tudo, tornar o caminho mais fluido para o usuário. Dentre as vantagens das ferramentas, está o fato de simplificar o sistema de cobrança e ter um bom custo-benefício.

  5. Analise seu volume de vendas – Antes de decidir a forma de pagamento online ideal para seu negócio, avalie a movimentação da sua página, compare as vantagens de cada método e priorize o que faz mais sentido para sua loja online. A fase do pagamento é extremamente delicada e pode ser decisiva para fidelizar clientes. Portanto, analise os planos, tarifas e taxas de cada opção disponível para identificar o que contempla o consumidor e suas demandas.

 

 Texto: Varejo SA (com adaptações)

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