Como reduzir a inadimplência do cliente rapidamente?

Publicado em 2 de Junho de 2021.

Alguns ações podem ajudar as empresas com os pagamentos em atraso

A inadimplência é algo que tira o sono de muitos empresários. Um alto número de pagamentos em atraso é extremamente prejudicial ao negócio e resulta em uma menor disponibilidade de recursos em caixa para bancar os custos fixos e variáveis. Para reduzir esses problemas, medidas efetivas devem ser adotadas.

Confira algumas medidas que podem ajudar empreendedores a reduzir a inadimplências nas empresas.

Planeje o modo de agir

Quando um comprador por algum motivo deixa aquele débito em atraso, é provável que o comerciante fique em dúvidas de como proceder para conseguir equilibrar as despesas e honrar com os compromissos da empresa.

É fundamental ter um bom planejamento para enfrentar situações como essa. Ter uma regra de conduta é uma das opções para trabalhar com os seus clientes inadimplentes. Defina com a sua equipe como será a abordagem nas cobranças e o pós-relacionamento com esse consumidor.

Desse modo, fica mais fácil encontrar soluções para receber os valores em atraso, respeitando o maior ativo do seu empreendimento: os clientes.

Avise o cliente os seus vencimentos

Em geral, existem dois motivos que fazem com que o consumidor fique inadimplente: esquecer o prazo de pagamento ou não possuir os recursos para honrar a dívida.

O esquecimento é um fator que pode ser contornado com algumas ações programadas.

Existem diferente meios de comunicação que podem ser utilizados. Para isso, importante manter os dados cadastrais dos clientes atualizados.

As ligações telefônicas, se bem utilizadas, podem gerar bons resultados para uma ação de cobrança. Use também e-mail ou aplicativos de trocas de mensagem. É preciso que a discrição e a educação estejam sempre presentes nessa abordagem.

Evite atrasos, mantenha o seu cliente informado das datas de vencimento do pagamento. Para isso, uma forma prática, rápida e bem utilizada são as mensagens de texto. Desenvolva ações de abordagem e informação aos compradores das datas corretas de pagamento. Assim, é possível até mesmo estreitar as relações com os seus clientes e melhorar o pós-venda.

Terceirize a cobrança para regularizar a inadimplência

Os serviços prestados por uma empresa especializada, aumentam as chances de regularização da inadimplência. Isso ocorre porque há um maior profissionalismo e expertise em tratar os clientes com débito com essas companhias.

Benefícios em terceirizar a cobrança da inadimplência:

• maior disponibilidade e foco dos colaboradores para outras as atividades da empresa;
  • redução de custos;
  • análise estratégica para a cobrança dos clientes inadimplentes;
  • maior profissionalismo na abordagem e relacionamento.

Uma dúvida que surge durante a definição entre terceirizar ou manter uma equipe própria é o custo. Existem diversas opções e valores entre as empresas prestadoras desse serviço. Se a sua empresa tem 100 clientes inadimplentes ou 1.000, há a possibilidade de acordo com as necessidades de cada empreendimento.

Desse modo, analise, planeje e verifique qual a melhor estratégia para a sua empresa. Contar com a expertise de profissionais pode otimizar as suas atividades. Assim, sua marca pode focar mais no seu core business.

Seja educado ao fazer as cobranças

O modo de agir é preponderante para uma boa negociação. Nessa perspectiva, ter um bom relacionamento e ser educado é fundamental para encontrar uma solução com os seus clientes inadimplentes. A cordialidade e o profissionalismo são as bases de qualquer relação comercial.

Entender as dificuldades e propor saídas para o seu consumidor é o que torna uma negociação efetiva.

Toda empresa possui compradores com dívidas e problemas no pagamento. O que faz uma companhia vitoriosa e respeitada pelo seu público é ser educada com o seu cliente.

Nessa medida é importante ficar atento as cobranças abusivas que podem trazer dor de cabeça para além da inadimplência.

Use a tecnologia a seu favor nas cobranças

Existem diversos softwares e ferramentas que auxiliam os empresários a lidarem com os clientes inadimplentes. Nesse cenário, implementá-los nos processos internos pode ser uma estratégia vencedora. Imagine uma empresa que anote os dados de clientes e das compras em cadernetas de papel, é certeza que terá problemas.

Procure ferramentas tecnológicas que possibilitem um gerenciamento eficaz dos clientes, com débitos ou não. Assim, sua marca aumenta consideravelmente as taxas de sucesso na negociação com os compradores inadimplentes.

Conte com boas ferramentas de análise de crédito

Vender é sempre bom, não é verdade? Mas vender com segurança e tranquilidade é bem melhor. Desse modo, não fique com dúvidas. Invista em serviços e consultorias que fazem uma análise de risco do cliente e do histórico de dívidas.

Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por exemplo, permite visualizar diferentes dados de seu consumidor, além da verificação do Score. Por isso, estude, planeje e invista em soluções tecnológicas que possam ajudar a empresa a lidar com a inadimplência.

A inadimplência é algo que pode gerar bastante estresse e frustração. Por isso, você, empresário, deve direcionar os seus esforços para reduzir essa problemática no seu comércio. Planejamento e educação são fatores primordiais para quem quer saber lidar com os clientes em atraso.