De posse de dados pessoais, criminosos enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, por exemplo. Nesse caso, basta o consumidor entrar diretamente no site da operadora e verificar a situação, sem acessar nenhum link suspeito.

Outros golpes podem trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome. No entanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite ao cidadão precaver-se contra fraudes ao consultar a situação financeira.

 

Vazamentos
No vazamento mais grave, foram expostas informações de mais de 220 milhões de brasileiros, vivos e mortos. Ao todo, foram divulgados 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Um caminho para contornar a situação é o Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.

A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras. Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior.

 

Saiba como entrar no sistema Registrato. O processo tem várias etapas.

1. O cidadão deve credenciar-se no site do Banco Central . É preciso fornecer CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe.

2. No mesmo site, o usuário deve informar um banco em que tenha conta para validar o cadastro. O Banco Central comparará as informações prestadas com a base de dados da instituição financeira.

3. O sistema fornecerá uma frase de segurança, que precisa ser copiada.

4. O usuário deverá abrir, em outra aba do navegador, o site do banco informado anteriormente.

5. Na página do banco, basta buscar pela opção “Registrato” e colar a frase de segurança. O sistema pedirá a senha de seis dígitos da conta corrente. Caso não faça o procedimento em até 48 horas, o cliente deve gerar uma nova frase de segurança no site do BC.

6. Após validar a frase de segurança no site do banco, o usuário deve retornar ao site do BC e concluir o cadastramento, clicando no botão “Próximo”.

7. No site do BC, o cliente deve digitar novamente o CPF, a frase de segurança e selecionar a instituição financeira. Em seguida, a página pedirá para informar um endereço de e-mail e criar uma senha de oito dígitos.

8. Basta rolar a página e clicar no botão “Concluir credenciamento”. Caso o procedimento dê certo, aparecerá uma janela pop-up com a opção “Acessar Registrato”.

 

SPC Avisa

A CDL Divinópolis também oferece um serviço que ajuda o cidadão a acompanhar as movimentações em CPF ou CNJP.

Quem já foi vítima de golpes sabe a dor de cabeça que é ter que comprovar que compras e contratos feitos em seu nome ou no nome da sua empresa não são verdadeiros.

Com SPC Avisa, o CPF e/ou CNPJ podem ser monitorados 24 horas por dia e o usurário é avisado por e-mail e/ou SMS toda vez que ocorrer alguma alteração na situação do documento.

 

Quem pode contratar? 

Qualquer pessoa ou empresa pode contratar o SPC Avisa, basta entrar em contato com a CDL Divinópolis. 

 

Modalidades

SPC Avisa e-mail ou e-mail + SMS

Ideal para pessoas físicas. Sua documentação é monitorada sobre qualquer inclusão, alteração ou exclusão de: 

• Informações Cadastrais: Saiba quando seus dados são alterados nos bancos de dados do SPC;
• Alerta de Documentos: Seja informado quando o SPC receber qualquer notificação sobre a perda de seus documentos; 
• Crédito Concedido: Saiba quando alguma loja ou instituição financeira conceder crédito em seu nome;
• Consultas Realizadas: Saiba sempre que alguém realizar alguma consulta em seu nome no SPC ou Serasa:
• SPC Brasil: Seja avisado sempre que for feito algum registro ou cancelamento em seu nome no SPC Brasil; 
• Pendências Financeiras Serasa: Fique sabendo sempre que a Serasa for notificada sobre alguma pendência financeira em seu nome;
• Cheque Sem Fundos: Saiba sempre que alguma empresa registra algum cheque sem fundos em seu nome no SPC;
• CCF: Seja avisado quando algum cheque sem fundo seu for registrado no Banco Central. 

 

SPC Avisa Plus

Ideal para empreendedores ou proprietários de empresas. Além de todas as proteções descritas acima no plano convencional, você também conta com:

• Protestos: Saiba quando algum título de pagamento em nome de sua empresa for protestado em cartórios;
• Participação Societária: Saiba quando seu nome é envolvido na criação, exclusão ou alteração de cadastros como sócio de alguma empresa;
• Ações: Seja notificado quando alguma ação judicial for aberta envolvendo seu nome.

 

Fonte: Agência Brasil