Como se proteger de golpes virtuais e fazer compras seguras na Internet

Publicado em 15 de Julho de 2024.

Com o crescimento das compras online, também aumentam as tentativas de golpes virtuais. Para garantir uma experiência segura e evitar ser vítima de fraudes, é essencial adotar algumas precauções. A CDL separou algumas dicas essenciais para garantir sua segurança nas compras online, confira:

Compras Seguras na Internet

1. Digite o Endereço da Loja: Prefira digitar o endereço da loja diretamente no navegador em vez de clicar em links recebidos.
  2. Desconfie de Oportunidades Imperdíveis: Abordagens que pedem pagamento imediato para manter uma oferta são suspeitas.
  3. Cuidado com Links: Evite clicar em links enviados por e-mail ou mensagens em aplicativos de conversa como WhatsApp.
  4. Verifique os Endereços de E-mail: Empresas grandes não costumam usar e-mails com @gmail.com ou @hotmail.com. Entidades públicas geralmente usam @gov.br ou @org.br.
  5. Promoções Irrealistas: Desconfie de promoções com preços muito abaixo do valor de mercado.
  6. Use Cartão Virtual: Para compras online, prefira usar um cartão virtual.
  7. Verifique Pagamentos com PIX: Faça a transferência no ambiente da loja virtual. Se usar um QRCode, confira todos os dados antes de confirmar.
  8. Conferir Boletos: Verifique o nome da empresa no boleto. Desconfie se for diferente da loja onde a compra foi feita.
  9. Redes Sociais: Em compras nas redes sociais, confira se a página tem selo de verificação, número de seguidores compatíveis e comentários de outros consumidores.
  10. Computadores Públicos: Não use computadores públicos ou de desconhecidos para fazer compras e inserir dados bancários.
  11. Brindes Suspeitos: Não aceite brindes inesperados sem verificar a origem.
  12. Preenchimento de Cadastros: Evite fornecer dados pessoais em links enviados sobre promoções.
  13. Senhas Seguras: Não use dados pessoais para senha. Prefira combinações de caracteres especiais, letras e números.
  14. Armazenamento de Senhas: Não deixe senhas anotadas em papel ou dispositivos eletrônicos.

Compras em Lojas Físicas

• Uso do Cartão: Não entregue seu cartão a terceiros. Passe você mesmo o cartão na maquininha.
  • Confirmação de Valor: Confira o valor da compra antes de digitar e confirmar a senha.
  • Verificação do Cartão: Se você entregou o cartão ao vendedor, confira o nome no cartão após a compra para garantir que é o seu.

Outros Golpes

• Golpes Financeiros: Desconfie de investimentos com alta rentabilidade prometida.
  • Golpes do PIX: Cuidado com vírus ou QRCodes falsos.
  • Golpes dos Nudes: Extorsões de perfis falsos que simulam relacionamentos.

O Que Fazer em Caso de Golpe

• Salve Informações do Golpista: Mantenha o endereço eletrônico e números de telefone do criminoso.
  • Salve Conversas: Faça prints das conversas com o golpista.
  • Anote Dados de Transferência: Se foi vítima de golpe com transferência de dinheiro, anote a conta bancária para a qual o valor foi enviado.
  • Suspeita de Invasão: Coloque o celular no modo avião e desconecte-se de todas as redes de internet, como Wi-Fi e 4G.

Adotando essas práticas, você estará mais protegido contra golpes virtuais e poderá realizar suas compras online com mais segurança.

Com informações da Polícia Civil