Publicado em 30 de Setembro de 2016.
Fique atento! Golpes antigos voltam a ser aplicados.
Prezados,
Recebemos informações de golpes antigos, mas que voltam a ser aplicados:
Golpe do Desconto:
A Empresa sabendo ser devedora de uma duplicata que ainda não venceu, recebe um email desta empresa credora informando que, caso queira quitar o valor antecipadamente, poderá fazê-lo com desconto, conforme boleto em anexo.
A Empresa quita este valor que não vai para a conta da Credora.
As consequências são que a Empresa precisará pagar novamente, para a verdadeira credora.
Golpe do anúncio em lista telefônica:
A Empresa recebe uma ligação, onde o estelionatário informa que é da lista telefônica e que gostaria apenas de confirmar os dados para o anúncio. Uma vez confirmados, o estelionatário passa um “aceite”, para conferência, preferencialmente por fax. Não tendo fax é passado por email. Solicita a pessoa que confirmou os dados que assine e devolva. Geralmente este “aceite” tem letras muito pequenas, e o estelionatário faz todo tipo de pressão para uma assinatura rápida e sem análise. Caso o empregado informe que não tem poderes para assinar pela empresa, o estelionatário argumenta que não tem nenhum problema, uma vez que é só uma confirmação de dados,e que a empresa irá perder o anuncio gratuito
Caso seja devolvido este fax ou respondido o email, serão emitidos os boletos de cobrança e várias ameaças de protesto do título.
A empresa que for vítima deste golpe deve informar para o estelionatário que, caso persista a cobrança, irá procurar a polícia.
Todos devem ficar atentos aos pagamentos e assinaturas de documentos.
Em caso de dúvidas, procure a Assessoria Jurídica da CDL ou a Delegacia da Polícia Civil – Estelionatos.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.