Cresce o número de empresas fechadas em Divinópolis

Publicado em 8 de Julho de 2020.

De acordo com dados da JUCEMG, de janeiro a junho, 340 CNPJs foram encerrados

Percorrendo as ruas de Divinópolis é possível notar a quantidade de empresas que encerram suas atividades nos últimos meses. A realidade é mais assustadora ao analisar os dados da JUCEMG que apontam aumento de 30% no número de empresas que encerraram suas atividades na cidade, comparado a 2019. De acordo com a Junta Comercial, 340 empresas enceraram suas atividades em Divinópolis somente este ano.

Somente no mês de abril o aumento chegou a 81% e no período que compreende a pandemia, de março a junho, o aumento foi de 28% comparado ao mesmo período no ano anterior.

Desemprego

Dados do Caged apontam que Divinópolis perdeu 2.512 postos de trabalho formal nos meses de março, abril e maio. Os setores de comércio e serviços foram responsáveis pela demissão de 1.600 profissionais com carteira assinada.

No mês de abril registrou um saldo negativo de 1.531 vagas de emprego em Divinópolis, reflexo do grande percentual de fechamento de empresas também nesse mês, onde o comércio de rua permaneceu fechado por mais de 30 dias, de 23 de março a 27 de abril.

Funcionamento do Comércio

No dia 27 de abril, alguns setores do comércio retornaram as atividades de forma escalonada. Somente no dia 09 de junho a Prefeitura determinou o fim da escala de funcionamento por segmento e autorizou a reabertura das lojas de ruas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

O cenário de funcionamento em apenas 6 horas diárias, sem abrir aos sábados, coloca ainda mais em riso a economia local. Nesse ritmo, o aumento do desemprego em Divinópolis nos próximos meses é uma realidade cada vez mais presente.