Publicado em 29 de Setembro de 2025.
Em sua fala, ela apresentou à plateia uma história de vida real, nada fácil, mas de sucesso: com uma infância humilde, mas em uma família com raízes. Onde desde cedo aprendeu a valorizar a vida.
A gaúcha Maribel Silva, diretora comercial e de marketing da Calçados Beira Rio S.A, emocionou o público presente à da 28ª Convenção Estadual Varejo 360º, nesta segunda-feira (29/09), em Poços de Caldas (MG), na palestra sobre Presença, conexão e parcerias: caminhos para negócios de sucesso. Em sua fala, ela apresentou à plateia uma história de vida real, nada fácil, mas de sucesso: com uma infância humilde, mas em uma família com raízes. Onde desde cedo aprendeu a valorizar a vida.
E Maribel, anos depois, trocaria a estabilidade adquirida na carreira no serviço público para começar uma nova etapa na iniciativa privada na equipe da Beira Rio, empresa com sede em Igrejinha (RS). Intuição, saber o momento para escutar a si mesma, acreditar na capacidade de fazer, no trabalho e ter a certeza de que a vida é um presente e precisa de ações. Foi com a convicção nesses pilares e com o apoio da família que ela largou a segurança para correr risco.
E deu certo. Hoje está no time da maior calçadista das Américas: 500 mil pares/dia; 25 mil empregos diretos e indiretos, 27 mil clientes e vendas em 110 países.
A receita para tantas conquistas? “É preciso enfrentar desafios, não ter medo, ter paixão em fazer. Porque liderar é colocar vontade no coração das pessoas”, acredita. “Isso desde a nossa casa, os nossos propósitos, ter vontade, amor no que se faz e não ter medo de ousar”, prossegue. Para ela, as pessoas são exemplos que arrastam. E equipes fortes se tornam referência. Porque venda é que dá o dinamismo: vender é colocar a alma, o coração.
E sobre sucesso? “É amor, é a meritocracia da vida. Passa pelo que o consumidor quer. Passa pela celebração de tudo o que o negócio te traz”, detalhou. Para Maribel Silva, é preciso estar presente na vida dos clientes, na vida das pessoas que geram resultado. Uma conexão que, segundo ela, vai além do branding: “é sobre sentido e vínculo com as pessoas e o mercado. Estar presente com sentimento e coração”, constata.
Mais do que nunca, observa, é estabelecer uma parceria onde se vê o sucesso do cliente. Porque, na sua opinião, o varejo são as pessoas. Uma tríade que envolve presença, conexão e parceria. “Estabeleça sonhos. Amplie sua equipe. Celebre a vida, as conquistas, siga o seu propósito. Seja protagonista da sua vida”, concluiu.
Fonte: FCDL-MG
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.