Dia Livre de Impostos será homenageado em sessão solene do Congresso Nacional

Publicado em 19 de Maio de 2023.

Solenidade será realizada no dia 22 de maio, no Plenário da Câmara dos Deputados. Mobilização nacional contra alta carga tributária está na 17ª edição e acontece no próximo dia 25 de maio em todo o país

A maior mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil, o Dia Livre de Impostos (DLI), será homenageada pelo Congresso Nacional em sessão solene no dia 22 de maio. Uma iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), em protesto pela necessidade da Reforma Tributária e da melhoria do ambiente de negócios do país, o DLI está em sua 17ª edição e, este ano, ocorre no dia 25 de maio de 2023, quinta-feira.

O DLI acontece anualmente em uma mobilização nacional com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no país. No dia do evento, lojistas de todo o país comercializam produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Este ano devem participar da ação 50 mil lojas de todo o país, oferecendo descontos que podem chegar a 70%.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância do DLI para a conscientização da população e do poder público a respeito da urgência da reformulação do sistema tributário brasileiro.

“A realização da sessão solene no Congresso Nacional mostra a importância e a força do DLI. É momento de mostrar para a população como os tributos são abusivos. A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico. O DLI cresce a cada ano e é a forma que podemos mostrar para o poder público a urgência da reformulação dos impostos cobrados no Brasil”, afirma Costa.

A sessão solene foi requerida pelos presidentes da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), o senador Efraim Filho (UNIÃO-PB) e o deputado Domingos Sávio (PL-MG). A solenidade será realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, às 15h.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com a carga tributária de mais de 40% sobre o consumo médio dos produtos, o que faz dela uma das maiores do mundo. Contar com o apoio do Congresso Nacional dá ainda mais força para o Dia Livre de Impostos”, detalha Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem.

SESSÃO SOLENE DIA LIVRE DE IMPOSTOS

DATA: 22 DE MAIO DE 2023