Diagnóstico mostra que faltam estratégias estruturadas de vendas no varejo divinopolitano


Publicado em 5 de Dezembro de 2022.

Programa Varejo + é realizado em Divinópolis através de parceria CDL e Sebrae e faz radiografia do varejo da cidade

Foi realizada na sexta-feira (02/12), na sede da CDL Divinópolis, a apresentação do diagnóstico parcial do Programa Varejo +, uma ação realizada através da parceria CDL Divinópolis e Sebrae, com o objetivo de mapear o varejo divinopolitando, entendendo os desafios e oportunidades do setor.

O espaço empresarial da entidade recebeu empresários interessados em entender as demandas do mercado e conhecer um pouco mais sobre o seu negócio. Participaram também o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, o Gerente da Regional Centro-oeste/Sudoeste Leonardo Mol, a Gerente Estadual de Comércio, Serviço do Sebrae, Márcia Valério, o analista do Sebrae em Divinópolis, Dênis Magela e a Diretora do Instituto Vitaltec, Jane Amorim.

O diagnóstico foi apresentado pelo analista do Sebrae, Victor Mota, que destacou importantes pontos como que a maioria das empresas avaliadas não possuem estratégias estruturadas de vendas, o que impacta no planejamento financeiro, na inserção digital e na orientação da equipe.

O programa, lançado no mês de agosto, avaliou 1401 empresas do comércio de Divinópolis, até o momento. Essas empresas tiveram seus processos e resultados avaliados e receberam um relatório individual sobre fatores a serem melhorados para impulsionar seus resultados.

O relatório mostrou, dentre outros pontos, que somente 6% das empresas avaliadas utilizam indicadores de desempenho de vendas, 19% elaboram projeções financeiras e 17% possuem estratégias para marketing digital e somente 8% possuem uma rotina de treinamentos para seus funcionários.

Um dado positivo apresentado foi que 74% das empresas possuem atendimento via WhatsApp, por outro lado 79% ainda não possuem um site institucional e a grande maioria não possui estratégia de inserção digital. Foi observado também que boa parte das empresas possuem oportunidades de melhoria nos seus processos de gestão.

Segundo Victor Mota, uma jornada ideal para aumentar as vendas e melhorar os resultados do pequeno varejo deve buscar identificar oportunidades de melhoria, potencializar a atração e retenção de clientes, obter maior presença digital, aumentar a conversão de vendas e aprimorar os processos de gestão e operação.

“Os parâmetros de desempenho do comercio divinopolitano mostram números bem expressivos, o que podemos concluir que as empresas ainda não trabalham de uma forma efetiva suas estratégias comerciais. Elas precisam avaliar seus números como número de clientes que atende, a taxa de conversão, o ticket médio, para conseguir criar estratégias assertivas para o negócio e os números mostram que isso ainda é uma carência na maioria das empresas”, pontuou o analista do Sebrae.

Para o presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, o programa Varejo Mais é de extrema importância para a entidade e para os empresários divinopolitanos. “Ao mapear o que está acontecendo no varejo em Divinópolis, o programa nos dá oportunidade de apresentarmos soluções mais assertivas para nosso associado. O diagnóstico nos mostrou uma realidade que a gente não conhecia. É importante que todos os comerciantes participem desse programa, que deverá se estender até o ano que vem. A participação é gratuita e o retorno é imediato, com uma avaliação dos resultados da empresa, com seus problemas e potenciais a serem explorados, dando um norte ao empresário”, avalia Freitas.

Empresários que desejam participar do diagnóstico ainda este ano é possível se inscrever por meio deste site, e receber atendimento personalizado até o fim de 2022.

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h.

Logo CDL Divinópolis