Dicas para vender mais na Semana Brasil

Publicado em 30 de Agosto de 2021.

Campanha acontece em todo país entre os dia 3 a 13 de setembro

De 3 a 13 de setembro será realizada a terceira edição da Semana Brasil, iniciativa para incentivar os varejistas a realizarem promoções atrativas e, com isso, movimentar as vendas e a economia.

A campanha, que tem apoio do Sistema CNDL, é coordenada pelo IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, pela ACSP – Associação Comercial de São Paulo e pela SECOM – Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal.

Nas duas edições anteriores houve o engajamento de todos os setores do varejo, comércio e serviços, e os consumidores tiveram benefícios reais, além de boas vendas para os lojistas.

Veja a seguir algumas dicas para vender mais durante a Semana Brasil

✅ Dê descontos reais e seja honesto com seus clientes

Não dê um aumento alto no preço dos seus produtos antes da Semana do Brasil para dar descontos falsos depois. Os consumidores estão atentos a esse tipo de prática que costumam chamar de “tudo pela metade do dobro”, eles consultam histórico de preços e os concorrentes para checar se os descontos são verdadeiros. Além dessa atitude ser antiética, prejudica a sua marca e te faz perder vendas ao invés de ganhar.

Portanto, dê descontos realistas nos itens que você pode inserir na promoção, não tente enganar os clientes. O que você pode fazer é evitar promoções nas semanas que antecedem a Semana do Brasil para dar desconto exclusivamente nos dias da campanha.

✅ Trabalhe o senso de urgência: mostre que os descontos são por tempo limitado

Promoções como Semana do Brasil e Black Friday vendem muito por conta do senso de urgência e impulso dos consumidores por “medo” de perder uma vantagem na compra de um item. Por isso, nas suas divulgações, trabalhe com o senso de urgência: avise que a promoção é por tempo limitado e enquanto durar o estoque, coloque contagem regressiva para os descontos acabarem, avise quando estiver nas últimas unidades, entre outras ações nesse modelo.

✅ Faça promoções relâmpagos

Promoções relâmpagos são aquelas sem aviso prévio e que duram por pouco tempo, como os descontos que algumas lojas divulgam na madrugada ou promoções com poucas horas de duração.

✅ Acompanhe os preços dos seus concorrentes

Monitore os descontos dos concorrentes durante a Semana do Brasil, isso pode te ajudar a encontrar algumas possibilidades de novos descontos para a sua loja para se destacar perante a concorrência.

Algumas empresas dão descontos muito maiores que os concorrentes em poucos produtos para usá-los como isca para atrair consumidores para a loja e incentivar a compra de outros produtos.

✅ Não deixe a experiência do cliente de lado

Campanhas temáticas do varejo sempre ajudam a trazer novos clientes. É uma ótima oportunidade para os sellers divulgarem suas marcas, aumentarem sua reputação nos marketplaces e usarem estratégias para fidelizar clientes. Para isso, é muito importante não deixar os investimentos na experiência do cliente de lado!

Continue investindo no unboxing experience para divulgar sua loja, mantenha a agilidade nos envios, continue com alta qualidade nas entregas e com a excelência no atendimento.

✅ Trabalhe os descontos de maneira estratégica

Analisar como está a saúde financeira do seu negócio e planejar detalhadamente como serão os descontos é essencial para que a sua campanha tenha muito sucesso e não se transforme em prejuízo.

Planeje com antecedência seus descontos, considere sua margem de lucro, confira quais são os produtos que estão parados no estoque há muito tempo e podem ser incluídos nas promoções e estude como está o fluxo de caixa da sua empresa. Tudo isso pode te ajudar a traçar planos mais assertivos de promoções e obter sucesso nas vendas.

Com informações do Portal Ideris.