Digitalização do estacionamento rotativo é pauta de reunião entre CDL e secretários municipais


Publicado em 4 de Junho de 2021. - Atualizado em 4 de Junho de 2021 às 16:02.

TAG's: digitalizacao, estacionamento, rotativo, pauta, reuniao, entre, secretarios, municipais

Projeto de Lei que altera regras do serviço aguarda aprovação dos vereadores e permitirá modernização do sistema

O Presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, se reuniu nesta quinta-feira, 03/06, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves e com o Secretário Municipal de Trânsito, Lucas Estevão e técnicos da Settrans, para debater o serviço de estacionamento rotativo e buscar soluções para sua melhoria.

O estacionamento rotativo em Divinópolis foi implantado em 2009, e desde sua ativação, usuários do serviço reclamam da dificuldade em encontrar pontos de venda do talonário e vagas de estacionamento nas principais vias da cidade.

A prefeitura entende as deficiências e está em busca de melhoria do serviço e na reunião com os secretários municipais, foi informado que em breve o rotativo em Divinópolis será digitalizado.

“Estamos aguardando a aprovação do projeto de lei de iniciativa da prefeitura, que altera as regras do rotativo e permitirá a terceirização da digitalização do talonário, o que facilitará aos usuários a aquisição e pagamento do estacionamento e ajudará na fiscalização e organização das vagas pelos agentes de trânsito”, explicou o Secretário de Trânsito, Lucas Estevão. 

A aprovação dos vereadores ao projeto que altera a Lei nº 7.970, de 16 de junho de 2015, que dispõe sobre a regulamentação e concessão do Sistema de Estacionamento Rotativo - Eletrônico - Pago de veículos, nas vias e logradouros públicos do Município de Divinópolis e dá outras providências, é o primeiro passo do processo de modernização do estacionamento rotativo em Divinópolis.

O projeto já se encontra apto para apreciação dos parlamentares e deve entrar na pauta para votação na próxima semana.

 

Frota de veículos quase dobrou desde a implantação do rotativo

De acordo com a estimativa do IBGE de 2020, Divinópolis possui 147.602 veículos em circulação e em 2009, ano de implantação do rotativo, a frota era de 88.608, sendo 50.961 somente de automóveis. O número total de veículos quase dobrou em 12 anos.

Dados mais atualizados do DENATRAN mostram que neste ano de 2021, no mês de abril a cidade possuía 150.200, sendo 83.910 automóveis.

Outro ponto importante a ser avaliado, é a quantidade de veículos que a cidade recebe diariamente, com pessoas em busca dos serviços de saúde ou para compras no comércio local.

Portanto, para contribuir com o tráfego de veículos, principalmente na região central da cidade, o município necessita do serviço de estacionamento rotativo e os usuários devem colaborar e respeitar a regulamentação para que o sistema seja efetivo com a rotatividade das vagas.

“Entendemos que o serviço é de extrema importância para circulação de veículos, principalmente nas áreas centrais, visando melhorar o tráfego na região e a disponibilização de vagas, permitindo que as pessoas possam estacionar e realizar seus afazeres nas áreas próximas. A digitalização irá facilitar para os usuários encontrarem um local para aquisição do rotativo e tornará mais efetiva a rotatividade das vagas. Facilitando a vida dos consumidores e dos lojistas durante as compras, ”, avalia Heider. 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis