Divinópolis fecha agosto com retração de 10,6% na constituição de novas empresas

Publicado em 7 de Outubro de 2021.

O número de empresas fechadas registrou o quarto mês de elevações

O Monitoramento Econômico apresentado pela Vitaltec à CDL Divinópolis, relativo ao mês de agosto, aponta dados expressivos quanto a abertura e fechamento de empresas na cidade.

Em agosto, existiam em Divinópolis 32.804 empresas ativas, quando foram constituídas 621 empresas e foram extintas 308, saldo de 313.

Após apresentar dois meses seguidos de elevações no número de empresas abertas entre maio e junho, em agosto, houve a segunda retração consecutiva de 10,6% no total de empresas constituídas em relação a julho no município. No entanto, em relação ao mesmo período de 2020, o total de empresas constituídas apresentou um aumento de 14,15%.

O número de empresas fechadas registrou o quarto mês de elevações, com médias superiores em relação ao mesmo período de 2020. Em agosto, houve um aumento de 22% em relação ao mês de julho, em comparação a agosto de 2020 houve majoração de 72% no número de empresas fechadas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.

Para o economista Leandro Maia, do instituto Vitaltec, o número de empresas fechadas houve um aumento interessante, um fenômeno que está acontecendo em todo país.

“Esse fenômeno tem como pano de fundo a pandemia, que impactou no faturamento das empresas e aumentou os custos da produção, levando ao fechamento das empresas. Grande parte dessas empresas que fecharam são micro e pequenas, que apresentam a maior dificuldade na captação de créditos para manter seu capital de giro e também sentem mais com a queda da demanda uma vez que possuem menos recursos financeiros para bancar a situações de crise”, avalia.

Setor de serviços e comércio se destacam na abertura de novos negócios

Analisando os segmentos econômicos com os maiores números de empresas constituídas na cidade, nota-se como no resto do país, uma forte presença dos setores de serviços e comércio. As atividades que mais se destacaram na abertura de novos negócios na cidade, em agosto foram: promoção de vendas, cabelereiros e manicures, serviços domésticos, comércio varejista de acessórios do vestuário e confecções.

De janeiro até agosto de 2021 foram registrados aumentos significativos de empresas caracterizadas como empresário individual na cidade. Do total de empresas constituídas em 2021 85,43% eram caracterizadas por empresários individuas, 13,15% de sociedades limitadas e somente 1,08% Eireli.

No acumulado de 2021 já foram abertas 4.722 microempresas na cidade de Divinópolis.

Dentre as maiores cidades da região Centro-Oeste, a cidade de Nova Serrana apresentou o maior saldo de negócios constituídos com 372, em seguida ficaram Divinópolis 313, Pará de Minas com 186 unidades constituídas e 72 extintas, saldo 114 e Itaúna com 184 empresas abertas, 86 unidades fechadas e saldo de 98.

O tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil é em média de 40 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais é de 53 horas e em Divinópolis 45 horas.