Divinópolis inicia vacinação contra Covid-19

Publicado em 19 de Janeiro de 2021.

Vacinação pode impulsionar retomada da economia

A Prefeitura de Divinópolis anunciou na tarde dessa terça-feira, 19/01 a chegada de 7.258 doses da vacina Coronavac e dá início a vacinação contra o coronavírus em Divinópolis.

A primeira divinopolitana a ser vacinada foi Fernanda Cândida da Costa, técnica em enfermagem, que atua na UTI e enfermaria do Hospital de Campanha contra a Covid-19, em Divinópolis.

De acordo com a Prefeitura, as doses recebidas serão suficientes para a vacinação de 3.629 pessoas do grupo prioritário, sendo 2 doses por pessoa. Estas doses irão atender os profissionais que atuam diretamente no tratamento dos pacientes com Covid-19 na UPA, em hospitais e em unidades de saúde.

A previsão é de que o município receba 21.322 doses para atendimento aos grupos prioritários e as doses serão enviadas em etapas. Seguindo orientações da Superintendência Estadual de Saúde (SES) os primeiros a receberem as doses da vacina serão os profissionais de saúde, seguidos das pessoas institucionalizadas acima de 60 anos e pessoas de 18 a 59 anos também institucionalizados, com deficiência.

O início da vacinação não dispensa a continuidade das medidas de prevenção a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Possibilidade para retomada da economia

Além da preservação da vida, o início da vacinação traz um alento aos comerciantes que veem como possibilidade para uma retomada mais consistente da economia.

A boa notícia encontra números negativos em Divinópolis no que diz respeito à extinção dos negócios. Somente em 2020, foram extintas mais de 700 empresas no município.

Entre abril e maio de 2020, período em que o comércio de Divinópolis ficou fechado e, posteriormente, funcionando em escala de revezamento, foram perdidos 2.429 postos de trabalho, saldo ainda não recuperado. Mesmo após vários meses de uma lenta retomada econômica, o município apresentou saldo negativo de 473 vagas de empregos formais.

Com tantos desafios pela frente, a vacina traz ânimo, mas deve vir somada a incentivos e apoio às empresas. O presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor, afirma que é importante outras ações a nível municipal, estadual e federal.

“A vacinação é importante para que possamos preservar vidas e erradicar a doença. Esse início traz segurança aos empresários, que saem de um cenário de incertezas, para planejar o futuro da empresa. Mas precisamos entender que a imunização e a retomada da normalidade é um processo demorado. Por isso, é necessária a continuidade de medidas para apoio às empresas e campanhas de conscientização sobre à prevenção da doença”, afirma Heider.

Informações e foto: Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Divinópolis