Divinópolis realiza abertura estadual do “Maio Amarelo”


Publicado em 3 de Maio de 2022.

Pela primeira vez a cidade é convidada a sediar esta solenidade diante de seu destaque estadual em ações para a educação no trânsito

A CDL Divinópolis participou da abertura estadual do movimento “Maio Amarelo, realizada no dia 29 de abril, pela a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), junto ao Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

A campanha deste ano tem o tema: “Juntos salvamos vidas”. Esta é a primeira vez que Divinópolis é convidada a realizar esta solenidade diante de seu destaque estadual em ações para a educação no trânsito. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras e contou com a presença de autoridades de Divinópolis e região. E a participação de forma remota do secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro e do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.

O secretário de Trânsito de Divinópolis, Lucas Estevam, agradeceu a escolha de Divinópolis para a abertura do evento e deixou uma mensagem importante sobre a segurança no trânsito. “Para nós é uma grande honra o Observatório ter escolhido Divinópolis para este momento. A cada ano vemos que este movimento está crescendo. É muito bom contar com todas as autoridades e parceiros presentes hoje neste evento, que apoiam esse movimento e as ações da Settrans. É um papel muito difícil conscientizar os motoristas para um trânsito mais seguro. É muito mais fácil colocar a culpa no outro, ou no serviço público do que assumir os próprios erros no trânsito, mas queremos que isso mude e para isso que as campanhas como o Maio Amarelo existem. Quanto mais próximos estivermos juntos pelas ações educativas, mais vidas salvaremos”, reforçou.

O chefe do departamento de Polícia Civil, Flávio Destro, falou sobre as ações relacionadas ao trânsito exercidas pela instituição que representa e sobre as campanhas educativas. “Fico muito feliz em ver como o município se envolve nas ações de segurança no trânsito. A Polícia Civil se envolve nas ações do trânsito deste a habilitação de motoristas, formação de condutores, campanhas educativas e também em relação à repressão dos crimes no trânsito. Mas é muito melhor educarmos um motorista do que termos que agir nos crimes cometidos no trânsito, principalmente por imprudência como embriaguez ao volante. Parabéns à Settrans e ao Observatório, que esse evento faça com que as pessoas se conscientizem sobre o papel de cada um no trânsito e que possamos nos envolver com essa causa durante todo o ano. Importante que cada um inicie mudando seus próprios hábitos”, lembrou.

Para o Presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, essa solenidade traz um outro olhar para Divinópolis. “Sediar esse evento de repercussão nacional é de grande importância para nossa cidade e levanta o debate sobre o nosso trânsito, sobre nosso comportamento. Cada um tem um papel fundamental para a fluidez e segurança nas vias, desde o comerciante que deve ficar atento ao regramento na porta do seu comércio, obedecendo as normas do estacionamento rotativo, os horários de carga e descarga por exemplo, até o pedestre, o consumidor e o trabalhador do comércio. Divinópolis é uma cidade polo e recebe pessoas de diversas cidades da região a procura de nossos produtos e serviços. O centro comercial absorve o maior fluxo deste trânsito, sendo necessária uma atenção redobrada de todos que atuam nesse cenário”, observa Heider.

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Consumidores: 2ª à 6ª feiras de 8h às 14h00.
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis