Divinópolis tem saldo de 313 novas empresas abertas em fevereiro

Publicado em 24 de Março de 2022.

A cidade registrou queda no número de empresas fechadas em comparação ao mês anterior

O Monitoramento Econômico da CDL Divinópolis, realizado em parceria com o Instituto Vitaltec, apontou que no mês de fevereiro a cidade registrou saldo positivo de 313 novas empresas abertas, resultado de 600 empresas que foram constituídas e 287 extintas.

Depois de apresentar uma elevação no número de empresas constituídas em janeiro, em fevereiro observou-se uma leve retração de 1,92%, o número de empresas que foram fechadas também caiu em relação ao mês de janeiro 4.6%.

Em comparação com fevereiro de 2020, houve uma retração de 6,7% no total de empresas abertas e aumento de 29% no número de empresas fechadas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.

Nos dois primeiros meses de 2022 foram constituídas 1.212 novas empresas em e extintas 588 resultando num saldo acumulado de 624.

Destaque para o comércio e serviços

Analisando os segmentos econômicos com os maiores números de empresas constituídas na cidade, nota-se que o município apresenta as mesmas características da média nacional, com a predominância de empresas do ramo dos serviços e comércio.

As atividades com os maiores números de empresas ativas em fevereiro eram: comércio varejista de acessórios do vestuário, cabelereiros e manicures, confecção de vestuários, promoção de vendas e obras.

Na região Divinópolis tem o melhor desempenho

Na análise comparativa entre as maiores cidades da região Centro-Oeste, Divinópolis se destacou pelo maior número de empresas abertas 600, porém a cidade de Nova Serrana apresentou o maior saldo de novos negócios constituídos 368, em seguida ficaram, Divinópolis com saldo 313, Pará de Minas com 101 e Itaúna com 73 unidades.

Tempo de abertura das empresas

O tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil é em média de 46 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais é de 32 horas e em Divinópolis aproximadamente 24 horas.

Também deve-se destacar o bom desempenho na diminuição da burocracia para abertura de novos negócios em Divinópolis, uma vez que, em janeiro de 2021 eram necessárias 56 horas em média para a abertura de uma nova empresa.