Segundo levantamento de outubro/2021, feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo. Além disso, é o segundo país que mais cobra impostos globalmente. Uma taxação pesada que não se reverte em serviços e equipamentos públicos para a população brasileira.

Na luta contra o oneroso e confuso sistema tributário, há 16 anos a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem o Dia Livre de Impostos (DLI). Em 2022, o DLI ocorre na quinta-feira da próxima semana, dia 02 de junho, em todo o Brasil. O será realizado de forma híbrida, mesclando ações online e físicas.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com a carga tributária de mais de 40% sobre o consumo médio dos produtos, o que faz dela uma das maiores do mdo”, detalha Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, a ação teve foco na parte digital. Este ano, com o fim do decreto de emergência sanitária, a campanha volta às ruas com atividades nos shoppings centers, postos de gasolinas e lojas do varejo físico.

“As atividades físicas acontecerão em ações espalhadas por todo o Brasil, mas haverá uma concentração no Shopping Plaza, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Lá realizaremos entrevistas ao vivo e ações de conscientização, mostrando o que significa o desconto dado no Dia Livre de Impostos”, conta Paganini.

A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso, no Dia Livre de Impostos, que este ano é 2 de junho, os lojistas participantes comercializam suas mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

Ações pelo Brasil

Carros esperam para abastecer com o desconto do Dia Livre de Impostos 2021Além do Rio de Janeiro, shoppings de outras capitais também receberão ações do DLI. É o caso de Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES). Já em Brasília (DF), o foco será nos postos de gasolina. Na capital do Brasil, também será possível encontrar o Impostossauro, mascote da campanha, no Eixo Monumental.

Em Belo Horizonte (MG), as ações ficarão concentradas nas ruas da cidade. Durante todo o dia, será possível comprar gás, gasolina e remédios mais baratos na capital mineira.

Em Mato Grosso do Sul, a ação acontecerá em três shoppings da capital: o Shopping Campo Grande, o Shopping Bosque dos Ipês e o Pátio Central, além de algumas outras lojas parceiras espalhadas pela cidade.

“Reforço que os produtos ofertados neste dia não estão com desconto e, sim, isento de impostos. Queremos fazer as pessoas refletirem se o que elas recebem em troca dos tributos tem qualidade suficiente”, disse Inês Santiago, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MS).Carros esperam para abastecer com o desconto do Dia Livre de Impostos 2021.

Para 2022, a meta da campanha é superar a comercialização realizada em 2021. “Queremos 30% a mais de comercialização do que no ano passado. São 30% mais consumidores, 30% mais lojistas participando. Esse número é o principal norte nosso”, diz o coordenador nacional da CDL Jovem.

Manifesto online

Apesar de acontecer no dia 02 de junho, a campanha já começou há bastante tempo com o lançamento do novo site do DLI. Nele é possível cadastrar, até o dia 31/05, os produtos que serão vendidos sem a cobrança dos impostos para comercialização no DLI 2022. Além disso, é possível assinar o Manifesto Online para mostrar sua insatisfação com a tributação excessiva. É importante a colaboração no manifesto para dar relevância ao tema perante os governantes do país.

“Queremos mostrar a diferença que a gente tem de arrecadação, que é muita, para a contrapartida do estado em serviços e benefícios, que a gente praticamente não vê”, finaliza Raphael.

Para saber mais acesse o site do DLI. Para mais informações sobre os eventos em cada cidade, fique de olho nas redes sociais das FCDLs e CDLs.