Publicado em 10 de Outubro de 2019.
A CDL Divinópolis apoia a produção que estreia no próximo dia 14
No dia 14 de outubro, às 19h30, no Teatro Usina Gravatá, acontece a estreia o filme/documentário “Santa Terra: Morro da Gurita” , idealizado e dirigido pelo cineasta e jornalista Rômulo Corrêa. A entrada é gratuita, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site https://appticket.com.br/santa-terra-morro-da-gurita-premiera.
O filme, produzido pela RC Filmes, com a ajuda e o trabalho voluntário de mais de 200 artistas e moradores de Divinópolis e região, conta a história de como e porquê o Morro da Gurita se transformou em uma “Terra Santa”, onde está sendo edificada a Cruz de Todos os Povos.
“Dentro das premissas da CDL Divinópolis, está contribuir com ações de interesse da comunidade. E esse movimento religioso no morro da gurita, com a construção da Cruz de Todos os Povos devem ter o apoio de toda comunidade envolvida, entidade, poder público e iniciativa privada. Além de fortalecer a cultura local, contribui para o desenvolvimento econômico, tendo em vista o potencial turístico local”, ressalta a Presidente da CDL, Alexandra Galvão.
De acordo com o cineasta, durante o documentário, que tem aproximadamente 40 minutos de duração, representantes de diversas culturas e religiões relatam sobre o “morro sagrado”. “Este registro servirá não só para Divinópolis e região, mas para pessoas de todos os cantos do mundo e também para as gerações futuras, que poderão assistir e compreender o verdadeiro significado histórico e religioso deste lugar que une e reúne povos de todas as crenças”, comenta Rômulo Corrêa.
O diretor do filme conta ainda que, no decorrer da história, os espectadores vão descobrir o que as comunidades lindeiras pensam sobre o futuro desta "Santa Terra", suas reações diante das mudanças atuais e os relatos sobre as novas perspectivas de vida diante a construção da Cruz de Todos os Povos. “É uma produção 100% regional, feita com muito trabalho, carinho e dedicação. O esforço de cada voluntário faz o diferencial desta história que é contada por muitos. Acredito que muitos irão surpreender-se”, finaliza o cineasta.
Sobre a Cruz de Todos os Povos
O projeto, listado como um dos maiores do mundo, segundo a Diocese de Divinópolis, se refere a construções de grandes cruzes sobre altos montes. Elas trazem a importante mensagem da fraternidade universal e da tão desejada aliança dos homens com seu único amor: Deus. A primeira cruz deste tipo está no Líbano e foi inaugurada em julho de 2010. A segunda, no México, foi entregue em dezembro de 2012.
Divinópolis será sede da maior cruz iluminada do país. Com 73,80 metros de altura e estrutura de metal, o monumento “Cruz de Todos os Povos”, aqui chamada de “Cruz do Divino Espírito Santo”, está na segunda fase de sua construção.
O local escolhido para receber a terceira cruz no mundo, é o Morro da Gurita, ponto mais elevado do município. Alguns aspectos impressionaram os estrangeiros idealizadores do projeto: em primeiro lugar, o nome da cidade, que significa “Cidade do Divino Espírito Santo”, e, em segundo, a geografia da área urbana, semelhante a uma pomba em voo e também símbolo do padroeiro de Divinópolis.
Estreia
Lançamento do filme/documentário “Santa Terra: Morro da Gurita”
Local: Teatro Usina Gravatá
Data: 14 de outubro de 2019
Horário: 19h30
Inscrição: https://appticket.com.br/santa-terra-morro-da-gurita-premiera
Entrada gratuita. Vagas limitadas.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.