Em recuperação, vendas do comércio varejista registram alta de 1,2% em julho de 2021


Publicado em 15 de Setembro de 2021. - Atualizado em 15 de Setembro de 2021 às 10:37.

TAG's: recuperacao, vendas, comercio, varejista, registram, alta, julho, 2021

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram um crescimento de 1,2% no volume de vendas do comércio varejista em julho de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior.

Depois do recuo observado em junho de 2021, o comércio voltou a registrar um resultado positivo no mês de julho. Segundo o IBGE, o avanço das vendas do varejo foi de 1,2% na comparação com o mês imediatamente anterior. O resultado reforça o cenário de retomado do setor.

Num horizonte de tempo maior, isso fica ainda mais evidente: no acumulado de 12 meses, o comércio varejista registra avanço de 5,9%, enquanto o varejo ampliado registra alta de 8,4%.

De acordo com a Fundação Getulio Vargas, em agosto de 2021, a confiança do comércio registrou leve recuo, mas ainda segue acima dos 100 pontos, indicando prevalência do otimismo. O setor segue, ademais, abrindo vagas formais de trabalho. O resultado de julho de 2021 foi, segundo o CAGED, recorde neste ano: 74,8 mil vagas foram criadas pelo comércio.

Considerando todos os setores da economia, mais de 308 mil vagas foram criadas em julho. No âmbito macroeconômico, o avanço recente da inflação e a queda do PIB do segundo semestre servem de alerta para os riscos ainda presentes no cenário. O Produto Interno Bruto recuou 0,1% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior.

Já a inflação acumula alta de 9,7% nos últimos 12 meses, com variação acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. A despeito do resultado do PIB do segundo semestre, as projeções ainda indicam um crescimento acima de 5,0% em 2021. No entanto, o risco inflacionário e o risco relacionado ao descontrole fiscal podem impactar o crescimento projetado para 2022. Até o momento, as projeções indicam um crescimento abaixo de 2% para o próximo ano.

Por fim, a confiança dos consumidores segue abaixo do patamar pré-pandemia, impactada pela queda do rendimento e pelo alto nível de desemprego, apesar das vagas formais recentemente criadas. A nota positiva é o avanço da vacinação: mais de seis em cada dez brasileiros tomaram ao menos uma dose da vacina, o que favorece a abertura econômica e melhora dos indicadores de emprego e de renda.


Quer ver mais dados do setor? Confira o relatório Panorama do Comércio – Setembro/2021

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis