Empresário Individual e MEI se destacam na abertura de novos empreendimentos

Publicado em 12 de Maio de 2021.

Segmento do comércio varejista de vestuário e serviços apresentam maior constituição de empresas

Até o mês março de 2021 existiam 30.510 empresas ativas em Divinópolis. Neste mesmo mês foram constituídas 598 empresas e foram fechadas 269, com relação ao mês de fevereiro houve uma queda de 7% no total de empreendimentos constituídos e aumento de 1,7% em comparação com o mesmo período de 2020, nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídica das empresas, é o que mostra relatório apresentado à CDL Divinópolis pelo Instituto Vitaltec, com base nos dados do Ministério da Economia.

Analisando os segmentos econômicos com maior número de empreendimentos constituídos em Divinópolis, nota-se como no resto do país uma forte correlação com os setores de serviços e comércio. As atividades que mais se destacaram na cidade foram: comércio varejista de vestuário, promoção de vendas, serviços de cabeleireiros e manicures, serviços domésticos e obras de alvenaria.

Durante o ano de 2020 e início de 2021 foram registrados aumentos de empresas caracterizadas como empresário individual, na cidade. Do total de empreendimentos constituídos até março, 87,3% eram caracterizados por empresários individuais e 11,5% de sociedades limitadas e somente 0,96% Eireli.

Também em março, foi verificada a abertura de 510 empresários individuais, representando um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano de 2020, consolidando-se o total de 22.120 empresários individuais ativos, incluídos os microempreendedores individuais MEI.

Somente nos três primeiros meses de 2021 foram abertos 1.645 empresários individuais e MEIs. Esta modalidade de microempreendedor individual (MEI) tem se destacado em todo o país por causa do processo simplificado para abertura de empresas e regime especial de tributação.

De acordo com o economista do Instituto Vitaltec, Leandro Maia, responsável pelo relatório econômico enviado à CDL Divinópolis, mesmo com um número significativo de abertura de empresas, é preciso avaliar a natureza da empresa e seu impacto na economia local.

“Esse crescimento na abertura de empresas, puxado pelo empreendedor individual e MEI, não reflete um crescimento da economia, não podemos dizer que houve um crescimento real da produção, da atividade econômica pois, a abertura desses empreendimentos se deve, grande parte, pela necessidade e não por oportunidade. Muitos não têm um planejamento estratégico, não possuem capital de giro, ou não têm conhecimento em gestão do negócio, não geram empregos. Portanto, não é um resultado que mostra que a economia está crescendo. Não reflete um crescimento real na produção nacional ou local, uma vez que a taxa de desemprego permanece em patamares elevados. Muitos desses MEI podem ter ficado desempregados e optaram por abrir um negócio, para não ficar na informalidade”, explica.

Divinópolis tem maior número de novos CNPJs na região

Dentre as maiores cidades da região Centro-Oeste, a cidade de Divinópolis registrou o maior número de firmas constituídas com 598, contra 269 CNPJs encerrados, resultando num saldo positivo de 329 novos empreendimentos. Em segundo lugar ficou o município de Nova Serrana com 351 novos CNPJs, seguida por Itaúna com 201 e Pará de Minas com 184 novos empreendimentos.

Tempo gasto para abertura de um empreendimento tem caído

Dados do Ministério da Economia mostram que o tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil é em média de 3 dias e 5 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais é ainda menor 2 dias e 19 horas e em Divinópolis 4 dias e 13 horas.

O tempo médio para abertura de uma empresa no Brasil caiu quase pela metade em 20 meses, devido a medidas de simplificação decorrentes da Lei da Liberdade Econômica e da transformação digital.