Energia fotovoltaica: uma boa opção para reduzir custos em tempos de crise

Publicado em 9 de Junho de 2021.

Tempos desafiadores exigem que hábitos de consumo sejam repensados. Saiba como a energia fotovoltaica pode te ajudar a economizar nesse e em outros cenários.

É inquestionável o tamanho do desafio em momentos de crise, especialmente quando falamos de uma pandemia sem precedentes. Sob outra perspectiva, contudo, adversidades trazem aprendizados e exigem que toda a sociedade se reinvente. A crise mundial de saúde que estamos vivendo, causada pelo novo coronavírus, obriga a revisão de valores e a mudança de hábitos.

A crise reflete em (absolutamente) todas as áreas da vida, nas relações com o outro, no modo de consumo e em nossos hábitos.

A exigência que chega para que nos reinventamos é sentida primeiro, na maioria das vezes, no nosso bolso. O consumo de energia limpa vem crescendo a cada ano, a pandemia acelerou o processo, pois além de ser sustentável é econômica.

O que é a energia solar fotovoltaica?

Resumidamente, a energia fotovoltaica é a conversão da luz do sol em energia por meio de um sistema fotovoltaico – composto por equipamentos como painéis solares, controladores de carga, inversores e baterias. Hoje, no Brasil, essa tecnologia já é muito utilizada especialmente por ser econômica e sustentável, já que o impacto ambiental é baixo.

4 motivos para escolher a energia fotovoltaica

Matéria-prima abundante

Os módulos de geração que integram um sistema fotovoltaico são compostos por células fotovoltaicas, cuja principal matéria-prima é o silício – um dos elementos mais abundantes de todo o universo, ficando atrás apenas do oxigênio na crosta terrestre. Ele pode ser encontrado em quase todas as rochas, na areia, no barro, no solo, na argila. Essa facilidade, é claro, faz com que a matéria-prima seja uma ótima alternativa aos derivados de petróleo.

Durabilidade e baixa necessidade de manutenção

Os sistemas de geração fotovoltaica têm estimativa de vida útil superior a 40 anos. Ao contrário dos geradores convencionais, que apresentam partes móveis, os sistemas fotovoltaicos têm poucos relatos de falha no funcionamento ou necessidade de substituição de peças.

Condições climáticas favoráveis

Os países situados próximos à linha do Equador, como o Brasil, têm altos índices de irradiação solar, o que favorece a geração dessa energia. Estima-se que a melhor região para geração de fotovoltaica na Alemanha, país que alavancou o investimento nessa tecnologia, recebe menos irradiação solar do que qualquer região do nosso país.

Quem pode gerar a energia fotovoltaica?

Definitivamente, não é apenas quem tem uma área disponível no telhado para instalar placas solares. Existe uma modalidade na regulação brasileira que permite que grupos de empresas ou de pessoas físicas se unam para gerar a sua própria energia. Isso aumenta a competitividade do sistema, uma vez que é possível implementar usinas um pouco maiores do que as convencionais, reduzindo o custo unitário de instalação e otimizando a operação – o que chamamos de Geração Compartilhada. Esse formato possibilita, ainda, que investidores construam usinas e disponibilizem cotas para aqueles que, por algum motivo, não podem investir em sua própria instalação.

Fique atento às oportunidades

Em momentos de crise é preciso mais atenção às oportunidades. Explore as possibilidades para se reinventar.

A CDL Divinópolis em parceria com a Woltz e disponibiliza mais uma solução para seus associados: redução de custos na conta de energia mensal, sem investimento e de forma sustentável.

Woltz, é uma empresa comercializadora de energia renovável, com diversos parceiros, entre eles a ENGIE – a 3ª maior geradora de energia do mundo, que oferece uma proposta de redução de custos na conta mensal. A energia com desconto chega até sua empresa por meio da rede elétrica já existente. Sem necessidade de obras, instalações ou manutenção e o desconto é realizado diretamente na conta da concessionária de energia (Cemig e Energisa). Além de se proteger contra a variação de bandeiras, seu desconto aumenta ano após ano.

Se você já é associado, entre em contato pelo telefone (37) 3229-7200 e confira como pode ter acesso a esse benefício. Se ainda não é associado, ASSOCIE-SE!

Energia limpa e barata, mais uma ação da CDL Divinópolis para garantir mais benefı́cios e vantagens para os seus associados.