Entidades promovem ação no comércio de Divinópolis de combate à violência contra a mulher


Publicado em 22 de Novembro de 2024.

CDL, Conselho Municipal da Mulher e SEMAS distribuem adesivos e cartilhas orientando comerciantes e vítimas de como buscar ajuda

No próximo dia 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a SEMAS - Secretaria Muncipal de Assistência Social, com o apoio da CDL Divinópolis, realizam importante ação de conscientização e combate à violência contra a mulher.

A iniciativa consiste em visitas aos estabelecimentos comerciais da área central de Divinópolis, passando pela Avenida 1º de Junho e Rua Goiás. A concentração está marcada para as 8h30 na Praça da Catedral.

 

Distribuição de cartelas e adesivos orientativos

Durante a trajetória, serão distribuídas cartilhas orientativas e fixados adesivos nos comércios, especialmente em provadores de roupas, com mensagens de alerta e informações para que mulheres vítimas de violência saibam como identificar com o “Sinal Vermelho” e buscar ajuda.

 

Números alarmantes de violência contra a mulher no Brasil

O Brasil enfrenta índices preocupantes de violência de gênero. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados 1.437 casos de feminicídio no Brasil, o que representa uma taxa de 1,36 casos por 100 mil mulheres. Esse número reflete um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior. Em 2023, os dados do primeiro semestre indicam continuidade de números elevados, mas a estatística anual ainda não está consolidada, além de mais de 230 mil casos de lesão corporal dolosa em contextos de violência doméstica. Isso significa que, a cada dois minutos, uma mulher sofre algum tipo de agressão no país. Além disso, cerca de 45% das mulheres vítimas de violência não tomam nenhuma ação formal contra seus agressores, muitas vezes por falta de confiança nas autoridades ou por medo., destacando a importância de iniciativas que ampliem a conscientização e o apoio às mulheres.

 

O papel do comércio na conscientização e apoio às vítimas

A presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões, reforça que ações como a campanha “Sinal Vermelho” evidenciam o impacto transformador do comércio local no desenvolvimento social e econômico da cidade. “Como entidade representativa, temos o compromisso de promover ações que impactem positivamente a sociedade. A campanha 'Sinal Vermelho' é uma forma de contribuir para a construção de uma cidade mais segura e acolhedora para todas as mulheres”, destaca.

Ao integrar os comerciantes nesta causa, a CDL reafirma sua missão de conectar empresas e pessoas, consolidando o comércio como aliado na luta contra a violência de gênero, transformando os espaços comerciais em pontos de conscientização e apoio às vítimas.

“O engajamento dos comerciantes não apenas amplifica a mensagem da campanha, mas também posiciona o setor como um aliado na promoção da cidadania, gerando impactos positivos que refletem diretamente na valorização do comércio e na consolidação de Divinópolis como um polo do desenvolvimento humano e econômico”, avalia Mônica.

 

Entidades apoiam a ação

A CDL Divinópolis atua na promoção de conexões e no fortalecimento do comércio local, com iniciativas que impactam positivamente tanto o ambiente empresarial quanto a comunidade em geral. Por isso, a CDL se une a outras entidades e órgãos públicos para promover mais essa ação. Participam da campanha, representantes da SEMAS, CRAS/CREAS, Semed, Secretaria de Cultura, Semusa, Deam, Polícia Militar, Soac, OAB, CRP, CA UEMG, LAPROM, CEAPA e Associação Meu Amar, além de cidadãs usuárias do Sistema Público.

 

25/11 - Dia Internacional pela Eliminação da violência contra a mulher e início dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A data 25 de novembro é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana. Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A campanha continua a ser coordenada anualmente pelo Centro de Liderança Global das Mulheres. Começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização inicia mais cedo, a partir do dia 20 de novembro, para incluir a violência pelo racismo, que atinge as mulheres negras, e vai até 10 de dezembro.

 

Fique atento, ação pode passar no seu comércio
Data: 25 de novembro
Horário: Concentração às 8h30
Local: Praça da Catedral, Divinópolis

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis