Entidades protocolam pedido de mudança no horário do comércio

Publicado em 23 de Junho de 2020. - Atualizado em 23 de Junho de 2020 às 16:50.

TAG's: entidades, protocolam, pedido, mudanca, horario, comercio

Após 15 dias do fim da escala de funcionamento por segmento, Divinópolis apresenta cenário propício para avanço na retomada dos negócios

A CDL e entidades membros do Grupo Gestor protocolaram na Prefeitura, nesta terça-feira, 23 de junho, pedido de revisão do horário de funcionamento do comércio.

Dados mostram que, o comércio varejista foi severamente atingido pelo fechamento total ordenado em razão da pandemia, sendo evidente que o funcionamento em horários reduzidos continua trazendo prejuízos às empresas.

As medidas de suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada, anunciadas pela MP 936,  já foram, quase que na totalidade, esgotadas pelos lojistas.

Menos de 1% das empresas do país conseguiu dinheiro emprestado derivado de linhas especiais disponibilizadas pelo Governo Federal.

Ou seja, caso comércio não volte a funcionar regularmente, muitas empresas estarão fadadas a fechar as portas deixando de pagar fornecedores e empregados.

As entidades argumentam que, após os 15 dias do fim da escala de funcionamento, o Comitê de Enfrentamento da Covid, órgão da Prefeitura Municipal de Divinópolis, mostrou que os casos da doença na cidade permanecem controlados, tendo em vista que “a rede hospitalar e assistencial do Município de Divinópolis se encontra, devidamente estruturada” bem como “a ocupação de leitos de UTI encontra-se em patamar inferior a 50% da capacidade”, conforme considerações apresentadas nos decretos municipais, sendo cenário propício para avanço na retomada dos negócios.

Outro ponto importante a ser observado é que, o horário reduzido do comércio tem gerado a concentração de consumidores nas lojas no horário do almoço, favorecendo à aglomeração de pessoas, o que poderá ser facilmente evitada com a extensão no horário de funcionamento.

Nessa medida, as entidades do Grupo Gestor, pendem que seja avaliada a possibilidade de abertura das lojas de rua de segunda a sexta-feira, de 10h às 19h, e também com funcionamento no sábado de 08h30 às 14h.

Além de criar um ambiente propício para a saúde pública, ao diluir o fluxo de consumidores, possibilita a igualdade de funcionamento das lojas de rua e Shopping Center e oferece aos empresários um horário bom para as vendas, a fim de tentar gerar faturamento suficiente para pagar empregados, fornecedores e aluguéis.

A sugestão também considera o cenário do transporte público apresentado às entidades pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), e tem a intenção de contribuir com a redução de fluxo de usuários nos horários de pico.

Oportuno observar que, após o dia 27 de abril, com a retomada do comércio, realizada de forma segura para consumidores, trabalhadores e empresários, o número de casos da COVID-19 se manteve dentro dos patamares desejáveis e que desde o início da pandemia, as entidades vem promovendo campanhas de conscientização sobre as medidas de contenção do novo coronavirus, com doação de máscaras, álcool em gel e outros equipamentos de proteção individual, em parcerias com empresas, o que contribuiu para a retomada segura dos negócios, sendo possível avançar ainda mais, sempre de forma consciente.

Confira a íntegra do ofício do Grupo Gestor

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.